Núcleo de Apoio Pedagógico

Apresentação

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA é responsável pelo acompanhamento e suporte aos alunos com dificuldades de adaptação e aprendizagem. Ele desenvolve e coordena projetos de recuperação de estudos para alunos de menor rendimento, além de oferecer orientações didático-pedagógicas para a resolução de problemas que intervenham no desempenho acadêmico do estudante.

Os atendimentos são realizados nas unidades Bueno e Perimetral, de forma individual. Realizados por um profissional especialista na área, o sigilo das informações do aluno é absoluto.


Objetivos 

O Núcleo de Apoio Pedagógico promove atendimentos psicopedagógicos aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, orientando-os sobre as melhores formas de lidarem com essas barreiras. Entre os principais obstáculos encontrados pelos acadêmicos estão problemas de: atenção, concentração, memória, capacidade de análise, leitura, escrita e pensamento lógico-matemático. Além disso, também são objetivos do NAP: 

  • Promover apoio educacional com atendimento personalizado para desenvolvimento de hábitos de estudo; 

  • Incentivar o desenvolvimento da pessoa humana por meio da utilização de seus próprios recursos e potencialidades; 

  • Estimular a integração no processo de ensino-aprendizagem entre os docentes e acadêmicos; 

  • Organizar grupos de estudos e acompanhamento de casos específicos de dificuldades de aprendizagem; 

  • Orientar aluno a gerenciar o tempo de estudo. 

Principais Atividades 

  • Atendimento psicopedagógico: A partir das necessidades específicas de cada aluno, são definidas as técnicas e ferramentas a serem utilizadas para sanar questões que interfiram no desempenho acadêmico do estudante; 

  • Monitoria: Organização de grupos de estudos para reforço acadêmico de alunos com baixo rendimento escolar. As atividades são ligadas a uma disciplina do curso e realizadas sob a orientação de um professor; 

  • Nivelamento: Aulas gratuitas de Português e Matemática, para os acadêmicos no início de cada semestre letivo para melhorar seu desempenho nas disciplinas básicas; 

  • Encaminhamento: Caso seja identificado a necessidade, o aluno é encaminhado para a Clínica-Escola de Psicologia, Núcleo de Estágio e/ou Núcleo de Educação Inclusiva. 


Atendimento

UNIDADE PERIMETRAL

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira (das 13h às 22h)
Telefone: 62 3272-5130 | 62 9 9964 1639 (Whatsapp)
E-mail: angelita.cacula@unialfa.com.br 

UNIDADE BUENO

Agende seu horário 

Durante a paralização devido à pandemia-COVID-19,  os atendimentos serão feitos em modelo remoto (online). Para agendar um horário entre em contato no e-mail/telefone acima.