
Logística 4.0 e Supply Chain
Propiciar uma visão integrada das atividades da Logística 4.0 e Supply Chain envolvendo os aspectos mercadológicos e logísticos (Suprimentos/Produção/Distribuição). Desenvolver habilidades conceituais e técnicas no contexto da 4ª revolução industrial, por meio de fundamentos de gestão e práticas ágeis de mercado.
Gestão da Produção e Logística
Abordar os conceitos de Gestão da Produção e Logística como um modelo de gestão dos processos produtivos e logísticos, detalhando as atividades de cada um dos seus pilares organizacionais e suas respectivas contribuições à excelência operacional das organizações. Gestão da Produção e de Operações sob a ótica da Cadeia de Suprimento (Supply Chain).
Gerenciamento de Distribuição, Frotas e Transportes
Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e controle de frotas. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuição. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.
Logística Aplicada as Operações do Agronegócio e Logística Reversa
Apresentar os Conceitos de Supply Chain aplicados ao Agronegócio como diferencial competitivo a este importante setor da Economia Brasileira. Despertar os alunos sobre as oportunidades Logísticas e apresentar os gargalos de infraestrutura e escoamento de produção. Discutir a importância da Logística Reversa como fator de Sustentabilidade e Oportunidades de negócios dentro da cadeia produtiva do Agronegócio.
Gestão de Estoques, Compras e Suprimentos
Descrever e discutir sobre os princípios gerais e fundamentais da gestão de estoques, compras e suprimentos familiarizando-se com suas aplicações nas empresas, no âmbito regional e global. Explicar os processos de gestão de almoxarifados. Aplicar técnicas e ferramentas para a resolução de problemas observados na administração de recursos materiais das organizações, desde seu reconhecimento, implementação de ações e realização de controles até a analise de resultados.
Modais de Transportes no Brasil e Logística Internacional
Compreender a importância dos modais de transporte na globalização dos negócios e suas práticas. Capacitar os participantes a gerir os transportes voltados às práticas de comércio internacional.
Análises de Investimentos e Riscos em Logística
Gestão financeira das empresas no ambiente da gestão da cadeia de suprimento. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos. Compreender os processos de securitização e mitigação de riscos nos processos logísticos. Capacitar os participantes a analisar a probabilidade de ocorrência de riscos e estudar seus impactos e viabilidade de ações para evitar a ocorrência de sinistros.
Gestão Estratégica de Pessoas e Plano De Vida/Carreira
Planejamento pessoal e visão de futuro. Autoconsciência e autonomia nas decisões relacionadas à carreira. Âncoras de carreira. A carreira e a complexidade. Como avaliar os principais parâmetros de sua carreira. Como potencializar sua empregabilidade. Plano de visão pessoal e profissional de futuro.
Marketing Aplicado a Logística
Aspectos Introdutórios do Marketing. Análise de Mercado. Abordagens de Mercado. Criação de Valor. Ferramentas facilitadoras para o melhor desenvolvimento mercadológico. A importância do plano de marketing dentro das operações logísticas.
Design Thinking
Trabalhar ferramentas para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento estimular a cultura para a inovação, o Design Thinking traz uma metodologia que busca soluções criativas de problemas através de desenhos de produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo, onde o foco é o cliente. A metodologia desta disciplina está centrada nos três princípios-chave do Design Thinking: Empatia e pesquisa de Campo, Pensamento Colaborativo e não Linear e Diversidade: Todos têm algo a ensinar e também a aprender na empresa e na vida.
Supply Chain4.0: Gestão de Fornecedores, KPI's e S&Op
Compreender a importância, a necessidade e as principais características da gestão da Supply Chain 4.0. Conhecer os impactos que a globalização, a inovação a sustentabilidade e a produção enxuta têm gerado na gestão da cadeia de suprimentos. Preparar o discente para que esteja apto a construir todos os processos necessários para uma completa gestão de fornecedores, KPI?S e S&OP por meio de uma metodologia passo a passo de aplicação imediata no dia-a-dia das empresas.
Fundamentos e Conceitos da Qualidade
Aborda os conceitos de Qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos.
Gestão da Qualidade e Responsabilidade Técnica
Trata dos conceitos fundamentais de mapeamento e gestão de processos, qualidade, clientes, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Apresenta metodologia para mapeamento de processos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento desta competência. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma ABNT NBR ISO 9000:2015; dos conceitos de Boas Práticas de Fabricação baseados na RDC 47 e 48 (ANVISA) e da Lei nº 16.140/GO. Discute ainda o entendimento da responsabilidade técnica priorizando as ações preventivas às ocorrências de infrações à legislação profissional.
Sistema Integrado de Gestão Aplicado a Logística
Trata do planejamento, implantação e gestão de sistemas integrados da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, e responsabilidade social. Discute as especificidades e respectivas normatizações de cada tema e da gestão integrada, abordando as questões relacionadas ao processo de certificação e de auditorias integradas, com a finalidade de promover a Gestão dos Sistemas Integrados. Reflete sobre a função e a necessidade da seleção de indicadores bem como da relevância das questões ambientais, ocupacionais, de saúde e sociais para a avaliação de desempenho das organizações, promovendo a visão sistêmica da gestão.
Relações Trabalhistas a Direito Previdenciário
Propõe-se a aplicar e discutir jurisprudências e casos reais que impactaram os processos industriais, no tocante a não observância da aplicação dos sistemas integrados de gestão, tais como: jornada de trabalho, acidente do trabalho, desvio de função, assédio moral, direito previdenciário, entre tantos outros desvios, e o quanto eles podem impactar juridicamente o responsável técnico, o gestor industrial e os responsáveis legais pela organização.
Ética e Sustentabilidade Organizacional
Discute as questões atuais relacionadas à ética nos processos industriais de: qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho e responsabilidade social, considerando os contextos histórico, social, econômico, cultural e político do país, as mudanças na organização do trabalho, as transformações tecnológicas e a competitividade das empresas nos mercados local e global. Aborda os ganhos estratégicos para a empresa (em competitividade, crescimento e permanência no mercado), com a implementação de projetos de gestão integrada, sob a ótica da sustentabilidade da organização com base na norma ABNT NBR ISO 16001:2012 (Sistema de Gestão da Responsabilidade Social).
Gestão dos Programas Ocupacionais Aplicado a Logística
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos e outros) relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e riscos ocupacionais. Analisa os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais com base na norma ABNT NBR OHSAS 18001:2018, estudando a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Apresenta os principais programas ocupacionais: PPRA, PCMSO, PCMAT, PCA, PPR e outros. Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.
Gestão dos Sistemas de Informação e Logística 4.0
Discutir o desenvolvimento e utilização dos recursos tecnológicos aliados à necessidade gerencial de forma a desenvolver a responsabilidade no processo decisório através da estruturação das informações que possibilite o a capacidade de análise, síntese e reflexão de dados.
Workshop de Business Intelligence e Performance Logística
Atividade prática composta por uma visita técnica em indústria de manufatura e execução de workshop técnico abordando todos os conceitos praticados no curso até então, com foco na convergência de sistemas de gestão de resultados tais como BI (Business Intelligence), MES (Manufacturing Execution System), SAP, BO, etc... e as práticas correntes e demandas da Logística 4.0.
Missão Técnica de Estudos Avançados
Atividade prática composta por uma visita técnica em empresa e realização de um seminário técnico abordando todos os conceitos praticados durante o curso. Tem o objetivo de expandir o conhecimento de negócios em termos globais explicando as diferentes práticas de mercado; possibilitar que o aluno compare na prática a dinâmica do contexto de negócios frente ao cenário nacional e promover a troca e o networking entre aluno/empresa/professores. Todos os professores do curso participam dessa missão compondo a mesa de discussões do seminário técnico.