Engenharia Elétrica
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 4.892 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral)*
Capacitação Profissional
O curso de Engenharia Elétrica da UNIALFA forma profissionais aptos para trabalharem com projetos de infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia em redes de alta, média e baixa tensão (internas e externas). O profissional terá sólida base em eletrônica, para que compreenda, projete e implemente circuitos complexos direcionados para a área de automação industrial e equipamentos utilizados na geração e transmissão de energia. O curso possui um projeto pedagógico alinhado com as demandas mais atuais do mercado e desenvolve atividades que vão além da sala de aula. Para isso, a instituição conta com o Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação com laboratórios modernos e que oportunizam a aproximação entre teoria e prática profissional.
Mercado de Trabalho
As ocupações do engenheiro eletricista envolvem projeto, implantação, supervisão, operação e manutenção de:
- Redes e equipamentos de transmissão e geração de energia (elétrica, eólica, hidráulica, solar, nuclear, térmica, etc.);
- Sistemas de controle e automação industrial;
- Equipamentos de medição;
- Redes elétricas industriais e residenciais;
- Circuitos eletrônicos;
- Eletrônica embarcada.
Diferenciais do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA
- Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação com laboratórios que permitem desde a simulação de uma linha de produção até a fabricação e usinagem de peças que podem ser usadas em projetos;
- Corpo docente altamente qualificado;
- Matriz curricular de vanguarda e alinhada com as demandas mais atuais do mercado profissional;
- Metodologia de ensino baseada em estudos de casos;
- Ênfase em gestão de projetos.
Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação
O alinhamento entre teoria e prática é uma das premissas da UNIALFA e que refletiram na criação do Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação. Ele possui seis laboratórios com equipamentos similares aos que indústrias e empresas utilizam em todo o país. O núcleo é um espaço de aprendizado onde os estudantes podem ter o contato com atividades desenvolvidas no dia a dia da profissão.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 1º semestre de 2022 e para matrículas realizadas até 28/02/2022.
especialista Higor de Albuquerque
Mestre em Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Matemático pela Universidade Cruzeiro do Sul, Graduado em Administração pela Faculdade de Educação Avançada do Noroeste Capixaba (FAEC), Professional & Life Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Especialista em Docência universitária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO), Coordenador e Professor nos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica no Centro Universitário Alves Faria UniALFA. Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Atuação na área de Engenharia Civil em empresas de Médio e Grande Porte, como Gestor e Coordenador com ênfase na Construção Civil, InfraEstrutura e Telecomunicações. Experiência em Projetos de Infraestrutura Urbana e Loteamentos.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Juliano Pável Brasil Custódio | Currículo Lattes | Mestre |
Eduardo José Nogueira | Currículo Lattes | Mestre |
Thiago Augusto Narikawa | Currículo Lattes | Especialista |
Leovir Cardoso Aleluia Junior | Currículo Lattes | Mestre |
Rodrigo Della Côrte | Currículo Lattes | Mestre |
Shirlene da Silva Rosa Souza | Currículo Lattes | Especialista |
Carlúcio Pereira da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Fabiana Rocha de Andrade e Silva | Currículo Lattes | Mestre |
Murilo Almeida Pacheco | Currículo Lattes | Especialista |
Alex Pereira Monteiro | Currículo Lattes | Especialista |
Rodrigo Silva Fontoura | Currículo Lattes | Mestre |
Arinéia Nogueira de Assis | Currículo Lattes | Mestre |
Bruno Rocha Cardoso | Currículo Lattes | Especialista |
Geovanne Silva Faria | Currículo Lattes | Mestre |
Geraldo Valeriano Ribeiro | Currículo Lattes | Mestre |
Lucas Fiorini Cruz | Currículo Lattes | Mestre |
Mailine Martins Moraes | Currículo Lattes | Especialista |
Nayane Moura Neris | Currículo Lattes | Especialista |
Roberto José da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Thiago Santana Lemes | Currículo Lattes | Mestre |
Vitor Debiazzi Pereira Pinto | Currículo Lattes | Mestre |
Arthur Melo Pereira | Currículo Lattes | Mestre |
Renato Silva Alves | Currículo Lattes | Especialista |
ENGENHARIA ELÉTRICA |
|
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Introdução à Engenharia |
40 |
Pré-Cálculo |
120 |
Geometria Analítica |
80 |
Sociedade e Organizações |
40 |
Química Geral Tecnológica |
80 |
Comunicação e Expressão |
40 |
Carga Horária Total |
400 |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Álgebra Linear para Engenharia |
60 |
Cálculo I |
120 |
Física |
80 |
Ciências Ambientais |
40 |
Materiais para Engenharia |
60 |
Gestão de Negócios e Economia |
40 |
Metodologia Científica |
40 |
Carga Horária Total |
440 |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Mecânica Geral |
80 |
Cálculo II |
120 |
Ondas |
40 |
Noções de Desenho Técnico em CAD |
80 |
Algoritmos e Linguagens de Programação |
80 |
Eletricidade e Magnetismo |
80 |
Carga Horária Total |
480 |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Probabilidade e Estatística |
80 |
Circuitos Elétricos I |
80 |
Gestão de Projetos |
80 |
Cálculo Numérico |
60 |
Equações Diferenciais |
80 |
Segurança do Trabalho e Legislação |
60 |
Carga Horária Total |
440 |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Circuitos Elétricos II |
60 |
Sistemas Lineares |
60 |
Eletrônica Digital I |
80 |
Eletromagnetismo |
80 |
Instalações Elétricas Prediais |
80 |
Redes de Computadores I |
40 |
Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica |
60 |
Carga Horária Total |
460 |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Conversão Eletromecânica de Energia I |
80 |
Processamento de Sinais |
80 |
Eletrônica Analógica I |
60 |
Eletrônica Digital II |
80 |
Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica |
40 |
Redes de Computadores II |
40 |
Carga Horária Total |
380 |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Controle I |
60 |
Conversão Eletromecânica de Energia II |
80 |
Modelagem de Linhas de Transmissão |
80 |
Instrumentação Industrial e Acionamentos Elétricos |
60 |
Filtros Digitais |
40 |
Instalações Elétricas Industriais e Sistema de Proteção Elétrica |
80 |
Eletrônica Analógica II |
60 |
Carga Horária Total |
460 |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Microcontroladores |
60 |
Sistemas Elétricos de Potência |
60 |
Laboratório de Máquinas Elétricas |
40 |
Eletrônica de Potência |
80 |
Controle II |
80 |
Conceitos de Comunicação I |
40 |
Carga Horária Total |
360 |
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
40 |
Fontes Alternativas de Energia |
40 |
Infraestrutura de Telecomunicações |
40 |
Conceitos de Comunicação II |
40 |
Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas |
40 |
Automação Industrial |
40 |
Distribuição de Energia Elétrica |
40 |
Carga Horária Total |
280 |
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
40 |
Qualidade da Energia Elétrica |
40 |
Projetos de Circuitos de Controle |
40 |
Tópicos Contemporâneos em Engenharia Elétrica |
40 |
Automação Industrial e Controle |
60 |
Carga Horária Total |
220 |
OUTRAS ATIVIDADES |
CH |
Estágio Curricular Supervisionado |
192 |
Atividades Complementares |
210 |
Carga Horária Total |
402 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CH |
Língua Brasileira de Sinais |
40 |
Sistemas Operacionais |
80 |
Estrutura de Dados I |
80 |
Processamento Digital de Imagens |
40 |
Inteligência Artificial |
80 |
Estrutura de Dados II |
80 |
Arquitetura de Computadores |
80 |
Redes sem Fio |
40 |
Gestão Estratégica |
80 |
Planejamento de Recursos Energéticos |
40 |
Uso Racional de Energia e Sustentabilidade |
40 |
Leitura de Projetos Arquitetônicos |
40 |
Sistemas Embarcados |
60 |
Pesquisa Operacional |
80 |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
---|---|---|
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
Disciplinas ministradas remotamente que apresentam atividades práticas:
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |