Engenharia Elétrica
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 4.892 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral)*
Capacitação Profissional
O curso de Engenharia Elétrica da UNIALFA forma profissionais aptos para trabalharem com projetos de infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia em redes de alta, média e baixa tensão (internas e externas). O profissional terá sólida base em eletrônica, para que compreenda, projete e implemente circuitos complexos direcionados para a área de automação industrial e equipamentos utilizados na geração e transmissão de energia. O curso possui um projeto pedagógico alinhado com as demandas mais atuais do mercado e desenvolve atividades que vão além da sala de aula. Para isso, a instituição conta com o Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação com laboratórios modernos e que oportunizam a aproximação entre teoria e prática profissional.
Mercado de Trabalho
As ocupações do engenheiro eletricista envolvem projeto, implantação, supervisão, operação e manutenção de:
- Redes e equipamentos de transmissão e geração de energia (elétrica, eólica, hidráulica, solar, nuclear, térmica, etc.);
- Sistemas de controle e automação industrial;
- Equipamentos de medição;
- Redes elétricas industriais e residenciais;
- Circuitos eletrônicos;
- Eletrônica embarcada.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 1º semestre de 2024 e para matrículas realizadas até 18/03/2024.
doutor(a) Fabrício Nascimento Silva
Professor Fabricio Nascimento Silva - formado em Engenharia Civil, Matemática, física, pedagogia, administração e engenharia de software, pós graduado em estruturas, em gestão escolar, em segurança do trabalho, em docência universitária, em engenharia de produção e em fundações, mestre em Ciências e Matemática e doutor em Educação. Sou ainda inspetor do CREA-Goiás, fui conselheiro do CREA por 3 anos, sou diretor do Instituto de engenharia de Anápolis, faço parte dos corpo de avaliadores do MEC e sou formador de itens do INEP.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Arthur Melo Pereira | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Bruno Diniz Faria Rezende | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Danilo Henrique Souza Figueredo | Currículo Lattes | Especialista |
Isabela Cristina Queiroz Silva | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Lorena Camargo Carneiro | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Nathalia Pereira Rodrigues | Currículo Lattes | Especialista |
Renato Silva Alves | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Ricardo André Naka | Currículo Lattes | Especialista |
Roberto José da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Rodrigo Silva Fontoura | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Shirlene Álvares da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
ENGENHARIA ELÉTRICA | |||
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Introdução à Engenharia | 40 | ||
Pré-Cálculo | 120 | ||
Geometria Analítica | 80 | ||
Sociedade e Organizações | 40 | ||
Química Geral Tecnológica | 80 | ||
Comunicação e Expressão | 40 | ||
Carga Horária Total | 400 | ||
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Álgebra Linear para Engenharia | 60 | ||
Cálculo I | 120 | ||
Física | 80 | ||
Ciências Ambientais | 40 | ||
Materiais para Engenharia | 60 | ||
Gestão de Negócios e Economia | 40 | ||
Metodologia Científica | 40 | ||
Carga Horária Total | 440 | ||
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Mecânica Geral | 80 | ||
Cálculo II | 120 | ||
Ondas | 40 | ||
Noções de Desenho Técnico em CAD | 80 | ||
Algoritmos e Linguagens de Programação | 80 | ||
Eletricidade e Magnetismo | 80 | ||
Carga Horária Total | 480 | ||
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Probabilidade e Estatística | 80 | ||
Circuitos Elétricos I | 80 | ||
Gestão de Projetos | 80 | ||
Cálculo Numérico | 60 | ||
Equações Diferenciais | 80 | ||
Segurança do Trabalho e Legislação | 60 | ||
Carga Horária Total | 440 | ||
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Circuitos Elétricos II | 60 | ||
Sistemas Lineares | 60 | ||
Eletrônica Digital I | 80 | ||
Eletromagnetismo | 80 | ||
Instalações Elétricas Prediais | 80 | ||
Redes de Computadores I | 40 | ||
Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica | 60 | ||
Carga Horária Total | 460 | ||
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Conversão Eletromecânica de Energia I | 80 | ||
Processamento de Sinais | 80 | ||
Eletrônica Analógica I | 60 | ||
Eletrônica Digital II | 80 | ||
Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica | 40 | ||
Redes de Computadores II | 40 | ||
Carga Horária Total | 380 | ||
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Controle I | 60 | ||
Conversão Eletromecânica de Energia II | 80 | ||
Modelagem de Linhas de Transmissão | 80 | ||
Instrumentação Industrial e Acionamentos Elétricos | 60 | ||
Filtros Digitais | 40 | ||
Instalações Elétricas Industriais e Sistema de Proteção Elétrica | 80 | ||
Eletrônica Analógica II | 60 | ||
Carga Horária Total | 460 | ||
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Microcontroladores | 60 | ||
Sistemas Elétricos de Potência | 60 | ||
Laboratório de Máquinas Elétricas | 40 | ||
Eletrônica de Potência | 80 | ||
Controle II | 80 | ||
Conceitos de Comunicação I | 40 | ||
Carga Horária Total | 360 | ||
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | ||
Fontes Alternativas de Energia | 40 | ||
Infraestrutura de Telecomunicações | 40 | ||
Conceitos de Comunicação II | 40 | ||
Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas | 40 | ||
Automação Industrial | 40 | ||
Distribuição de Energia Elétrica | 40 | ||
Carga Horária Total | 280 | ||
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | ||
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | ||
Qualidade da Energia Elétrica | 40 | ||
Projetos de Circuitos de Controle | 40 | ||
Tópicos Contemporâneos em Engenharia Elétrica | 40 | ||
Automação Industrial e Controle | 60 | ||
Carga Horária Total | 220 | ||
OUTRAS ATIVIDADES | CH | ||
Estágio Curricular Supervisionado | 192 | ||
Atividades Complementares | 210 | ||
Carga Horária Total | 402 | ||
DISCIPLINAS OPTATIVAS | CH | ||
Língua Brasileira de Sinais | 40 | ||
Sistemas Operacionais | 80 | ||
Estrutura de Dados I | 80 | ||
Processamento Digital de Imagens | 40 | ||
Inteligência Artificial | 80 | ||
Estrutura de Dados II | 80 | ||
Arquitetura de Computadores | 80 | ||
Redes sem Fio | 40 | ||
Gestão Estratégica | 80 | ||
Planejamento de Recursos Energéticos | 40 | ||
Uso Racional de Energia e Sustentabilidade | 40 | ||
Leitura de Projetos Arquitetônicos | 40 | ||
Sistemas Embarcados | 60 | ||
Pesquisa Operacional | 80 | ||
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS | |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Laboratórios Virtuais ALGETEC | ||
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: https://www.cadesimu.net/ | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: https://www.cadesimu.net/ | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS | |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Laboratórios Virtuais ALGETEC | ||
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: https://www.cadesimu.net/ | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | |||
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle | |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | ||
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: https://www.cadesimu.net/ | ||
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |