Engenharia Elétrica
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 4.892 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral)*
Perfil Profissional
O curso de Engenharia Elétrica do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria forma profissionais aptos para trabalharem com projetos de infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia em redes de alta, média e baixa tensão (internas e externas). Além disso, o profissional terá sólida base em eletrônica, permitindo assim que ele compreenda, projete e implemente circuitos complexos direcionados para a área de automação industrial e equipamentos utilizados na geração e transmissão de energia. Tudo isso acrescido da competência necessária para realizarem estudos de viabilidade de projetos e gerenciamento de equipes para a implantação dos mesmos.
Mercado de Trabalho
As ocupações do engenheiro eletricista envolvem projeto, implantação, supervisão, operação e manutenção de:
- Redes e equipamentos de transmissão e geração de energia (elétrica, eólica, hidráulica, solar, nuclear, térmica, etc.);
- Sistemas de controle e automação industrial;
- Equipamentos de medição;
- Redes elétricas industriais e residenciais;
- Circuitos eletrônicos;
- Eletrônica embarcada.
Diferenciais do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria
- Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação - conta com laboratórios diversos que permitem ao aluno desde a simulação de uma linha de produção até a fabricação e usinagem de peças que podem ser usadas em projetos;
- Corpo docente altamente qualificado;
- Matriz curricular de vanguarda, tendo em vista o alinhamento dos conteúdos com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, bem como para as demandas da área de energia;
- Metodologia de ensino baseada em estudos de casos;
- Durante o primeiro semestre, aulas de preparação e revisão para matemática avançada usada em engenharia (a matemática avançada é vista do 2º ao 5º semestre);
- Área forte de gerência de projetos.
*Os referidos valores são válidos somente para o primeiro período do 1º Semestre de 2021 e para matrículas realizadas até 28/02/2021.
mestre Leonardo Gomes de Sá e Carvalho
Leonardo Gomes de Sá e Carvalho possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), Especialização em Perícia e Avaliação Imobiliária pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP (2008), e é Mestre na área de Estruturas e Materiais de Construção pela Universidade Federal de Goiás (2014). Desde 2006 é Professor Titular da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, ministrando diversas disciplinas, entre elas matemática financeira e para negócios, estatística, física teórica e experimental, calculo diferencial e integral, e materiais de construção. Atuou como coordenador do curso de Engenharia Civil e do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Sá de 2013 a 2016. Exerce atividade como engenheiro com experiência na área de Engenharia Civil com ênfase na avaliação de estruturas de concreto armado.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Juliano Pável Brasil Custódio | Currículo Lattes | Mestre |
Eduardo José Nogueira | Currículo Lattes | Mestre |
Thiago Augusto Narikawa | Currículo Lattes | Especialista |
Leovir Cardoso Aleluia Junior | Currículo Lattes | Mestre |
Rodrigo Della Côrte | Currículo Lattes | Mestre |
Shirlene da Silva Rosa Souza | Currículo Lattes | Especialista |
Carlúcio Pereira da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Fabiana Rocha de Andrade e Silva | Currículo Lattes | Mestre |
Murilo Almeida Pacheco | Currículo Lattes | Especialista |
Alex Pereira Monteiro | Currículo Lattes | Especialista |
Rodrigo Silva Fontoura | Currículo Lattes | Mestre |
Arinéia Nogueira de Assis | Currículo Lattes | Mestre |
Bruno Rocha Cardoso | Currículo Lattes | Especialista |
Geovanne Silva Faria | Currículo Lattes | Mestre |
Geraldo Valeriano Ribeiro | Currículo Lattes | Mestre |
Lucas Fiorini Cruz | Currículo Lattes | Mestre |
Mailine Martins Moraes | Currículo Lattes | Especialista |
Nayane Moura Neris | Currículo Lattes | Especialista |
Roberto José da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Thiago Santana Lemes | Currículo Lattes | Mestre |
Vitor Debiazzi Pereira Pinto | Currículo Lattes | Mestre |
Arthur Melo Pereira | Currículo Lattes | Mestre |
Renato Silva Alves | Currículo Lattes | Especialista |
ENGENHARIA ELÉTRICA 2020 |
|
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Introdução à Engenharia |
40 |
Pré-Cálculo |
120 |
Geometria Analítica |
80 |
Sociedade e Organizações |
40 |
Química Geral Tecnológica |
80 |
Comunicação e Expressão |
40 |
Carga Horária Total |
400 |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Álgebra Linear para Engenharia |
60 |
Cálculo I |
120 |
Física |
80 |
Ciências Ambientais |
40 |
Materiais para Engenharia |
60 |
Gestão de Negócios e Economia |
40 |
Metodologia Científica |
40 |
Carga Horária Total |
440 |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Mecânica Geral |
80 |
Cálculo II |
120 |
Ondas |
40 |
Noções de Desenho Técnico em CAD |
80 |
Algoritmos e Linguagens de Programação |
80 |
Eletricidade e Magnetismo |
80 |
Carga Horária Total |
480 |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Probabilidade e Estatística |
80 |
Circuitos Elétricos I |
80 |
Gestão de Projetos |
80 |
Cálculo Numérico |
60 |
Equações Diferenciais |
80 |
Segurança do Trabalho e Legislação |
60 |
Carga Horária Total |
440 |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Circuitos Elétricos II |
60 |
Sistemas Lineares |
60 |
Eletrônica Digital I |
80 |
Eletromagnetismo |
80 |
Instalações Elétricas Prediais |
80 |
Redes de Computadores I |
40 |
Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica |
60 |
Carga Horária Total |
460 |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Conversão Eletromecânica de Energia I |
80 |
Processamento de Sinais |
80 |
Eletrônica Analógica I |
60 |
Eletrônica Digital II |
80 |
Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica |
40 |
Redes de Computadores II |
40 |
Carga Horária Total |
380 |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Controle I |
60 |
Conversão Eletromecânica de Energia II |
80 |
Modelagem de Linhas de Transmissão |
80 |
Instrumentação Industrial e Acionamentos Elétricos |
60 |
Filtros Digitais |
40 |
Instalações Elétricas Industriais e Sistema de Proteção Elétrica |
80 |
Eletrônica Analógica II |
60 |
Carga Horária Total |
460 |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Microcontroladores |
60 |
Sistemas Elétricos de Potência |
60 |
Laboratório de Máquinas Elétricas |
40 |
Eletrônica de Potência |
80 |
Controle II |
80 |
Conceitos de Comunicação I |
40 |
Carga Horária Total |
360 |
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
40 |
Fontes Alternativas de Energia |
40 |
Infraestrutura de Telecomunicações |
40 |
Conceitos de Comunicação II |
40 |
Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas |
40 |
Automação Industrial |
40 |
Distribuição de Energia Elétrica |
40 |
Carga Horária Total |
280 |
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
40 |
Qualidade da Energia Elétrica |
40 |
Projetos de Circuitos de Controle |
40 |
Tópicos Contemporâneos em Engenharia Elétrica |
40 |
Automação Industrial e Controle |
60 |
Carga Horária Total |
220 |
OUTRAS ATIVIDADES |
CH |
Estágio Curricular Supervisionado |
192 |
Atividades Complementares |
210 |
Carga Horária Total |
402 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CH |
Língua Brasileira de Sinais |
40 |
Sistemas Operacionais |
80 |
Estrutura de Dados I |
80 |
Processamento Digital de Imagens |
40 |
Inteligência Artificial |
80 |
Estrutura de Dados II |
80 |
Arquitetura de Computadores |
80 |
Redes sem Fio |
40 |
Gestão Estratégica |
80 |
Planejamento de Recursos Energéticos |
40 |
Uso Racional de Energia e Sustentabilidade |
40 |
Leitura de Projetos Arquitetônicos |
40 |
Sistemas Embarcados |
60 |
Pesquisa Operacional |
80 |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
---|---|---|
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
Disciplinas ministradas remotamente que apresentam atividades práticas:
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
ENG5194 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |