O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado da UNIALFA é composto por disciplinas de gestão em conjunto com conteúdo específico, possibilitando aprofundar o conhecimento em gestão estratégica de vendas. Assim, o curso promove o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe, obtendo alta performance da mesma e visando um diferencial competitivo. Concomitantemente, a carga horária oferecida de 360 horas sendo 60 horas delas para execução específica de abordagens práticas no desafio empresarial (ambiente real do mercado em uma empresa do grupo ou parceira) além de outras inúmeras horas de experiências práticas e dinâmicas em sala de aula, é um grande diferencial para consolidação dos conceitos e técnicas abordadas e oportunidade de networking.
Objetivos do Curso
O curso visa desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdo da área comercial, por meio de uma sólida formação teórico/prática, da troca de experiências em sala de aula e interação com o mercado. Assim, o curso busca fornecer conhecimentos sobre planejamento e gestão da força de vendas, e habilidades para liderar, trabalhar em equipe, comunicar, negociar e gerar diferenciais competitivos.
Objetivos específicos:
Gerar Base para tomada de decisões e gestão sadia de um ambiente 4.0;
Adquirir noções práticas de implementação do Sistema Integrado de Gestão;
Desenvolver as habilidades de gestão e comunicação;
Consolidar ferramentas de apoio à tomada de decisão;
Fornecer Base para a criação de um ambiente focado em inovação e prático;
Criar o espaço para desenvolvimento das pessoas através dos espaços de networking, realização de workshops, seminários e missões técnicas de excelência.
Ao final do curso, o profissional terá bagagem para gestão de pessoas e processos inerentes ao ambiente corporativo com foco em gestão comercial, bem como trabalhar com foco em gestão agille, e processos disruptivos, abrangendo novas possibilidades de gerenciamento e tomada de decisão.
Público Alvo
Gestores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área comercial, com formação em áreas e setores econômicos diversos e que busquem o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências para a operação e gestão de suas atividades com resultados que impulsionem sua carreira e as organizações em que atuam.
Diferenciais
Ênfase nas interações práticas: nosso MBA tem o foco predominante prático, mesmo com atividades presenciais em sala de aula, sempre priorizamos a interação e aplicação real de situações embasadas pela vivência dos profissionais.
Inteligência de mercado: nenhum processo de gestão está completo se não estiver alinhado com a evolução constante do mercado, desta forma, este curso, em sua essência foca em toda a sua base a inovação, seja depessoas, processos, produtos, enfim, a inteligência do negócio rege a gestão e não ao contrário.
Professores de mercado: nossos professores possuem larga experiência em processos industriais. Juntos somam mais de 180 anos de experiência prática em grandes empresas do país e de vários ramos de atuação, tais como: Coca-Cola, Kaiser, Borges Landeiro, Brasil Telecom, Sesi, Jaime Câmara e Grupo José Alves.
Desafio empresarial: nosso MBA proporciona aos alunos a aplicação prática de tudo o que foi vivenciado em sala de aula em empresas reais, em situações reais e com executivos reais que irão ajudar aos alunos na construção do modelo mental e aplicação de todo o conteúdo do curso.
Parcerias com empresas e instituições: além das interfaces de mercado com os professores especialistas e atuantes em seus respectivos processos, o aluno do MBA em Gestão comercial e inteligência de mercado da UNIALFA conta com uma estrutura das empresas que compõe o Grupo José Alves: Coca-Cola Bandeirantes, Vitamedic, Rembal, Rebica Água Crystal, N&L Indústria Química. Assim, visitas técnicas, workshops, missões técnicas avançadas e tantas outras oportunidades de parceria estão abertas em segmentos comerciais diferentes.
Inovação Comercial, Empreendedorismo e Design Thinking
20
Carreira Corporativa e Soft Skills
20
Formação de Política Comercial
30
Supply Chain Management: Integração da Gestão de Marketing e Suprimentos
20
Varejo 4.0: A reinvenção do varejo na era digital
20
Total de Carga Horária do Módulo 1
110 horas
MÓDULO 2 - PESQUISA, INTELIGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DOS DADOS
Disciplinas
Carga Horária
Cultura de Dados e Pesquisa de Mercado
20
Inteligência e Estratégia Competitiva de Mercado
20
Geomarketing: go to marketing e inteligência geográfica de mercado
20
Business Strategy e Sales Analytics
20
Total de Carga Horária do Módulo 2
80 horas
MÓDULO 3 - NEGOCIAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS E MARKETING
Disciplinas
Carga Horária
Negociação Estratégica 360º e Gestão de Conflitos
20
Vendas em Ambientes Competitivos: do Atacado ao Varejo
20
Gestão Estratégica de Vendas Consultivas de Alta Performance
20
Marketing: do Off ao On
20
Neuromarketing, Jornada do Consumidor: CX, UX e CS e CRM
20
Trade de Marketing: Campanhas de Vendas e Endomarketing
30
Aspectos legais na relação de consumo
20
Desafio Empresarial com Storytelling e Gamification: jogos estratégicos
20
Total de Carga Horária do Módulo 3
170 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 HORAS
Diego Alves Jacob
Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho - Portugal (2018-2022), Mestre em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital) pela Faculdade Alfa (2012). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Católica de Goiás - UCG (2005) e em Gestão Executiva e Inteligência de Mercado pelo IPOG (2015). Graduado em Gestão Hoteleira pelo CEFET-GO (2003). Professor do UNIALFA e UNICAMBURY das disciplinas de marketing. No histórico profissional, acumula grande experiência mais de 20 anos de experiência em Marketing (on e off-line), Inteligência de Marketing e Mercado, Comportamento do Consumidor, Campanhas de Vendas, Pesquisa de Mercado, Ações de Controles de Resultados, Planejamento Estratégico, Liderança e Formação/Treinamentos. Acumula Reconhecimentos e premiações em diversas áreas por onde atuou.