Engenharia Mecânica
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 3.843 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral)*
Capacitação Profissional
O profissional graduado em Engenharia Mecânica pela UNIALFA estará apto para atuar em diversos segmentos. Para isso, o curso possui uma grade curricular focada nas demandas mais atuais do mercado de trabalho, promovendo atividades que alinham teoria e prática. A instituição ainda conta com o Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação, com laboratórios equipados com máquinas e ferramentas amplamente utilizados no mercado. Assim, o egresso da UNIALFA terá conhecimentos e habilidades para trabalhar em:
- Análise de vibrações;
- Área automobilística;
- Instalações e manutenção industriais;
- Projetos mecânicos, térmicos, hidráulicos e pneumáticos.
Mercado de Trabalho
A Engenharia Mecânica possui uma ampla gama de oportunidades de atuação profissional. Entre elas, é possível destacar:
- Controle de manutenção de equipamentos;
- Projetos na área de ar-condicionado, ventilação, aquecimento e refrigeração;
- Empresas de transformação metal-mecânica;
- Áreas de aviação e automotiva (fábricas, concessionárias, locadoras, etc.);
- Geração de energia (cogeração de energia, plantas de grupos geradores de energia, etc.);
- Área térmica e fluidos (caldeiras, vasos de pressão, hidráulica, pneumática);
- Automação industrial;
- Projetos e comércio de máquinas e equipamentos industriais;
- Usinas de açúcar e álcool;
- Consultoria de empresas como profissionais autônomos.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 1º semestre de 2024 e para matrículas realizadas até 18/03/2024.
doutor(a) Rodrigo Lisita Ribera
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), com período sanduíche no Imperial College London (2012). Atualmente é auditor fiscal de posturas da Prefeitura Municipal de Goiânia, professor magisterio superior-substituto da Universidade Federal de Goiás, professor da Universidade Paulista e professor - Faculdades Alves Faria. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica e Dinâmica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica dos fluidos computacional, energia, escoamentos multifásicos.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Bruno Diniz Faria Rezende | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Bruno Rocha Cardoso | Currículo Lattes | Especialista |
Cristiano Silva Leão | Currículo Lattes | Doutor(a) |
Danilo Henrique Souza Figueredo | Currículo Lattes | Especialista |
Flávia Silveira de Melo | Currículo Lattes | Especialista |
Gabriel de Castro Freitas | Currículo Lattes | Especialista |
Geovanne Silva Faria | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Isabela Cristina Queiroz Silva | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Kamylla Lira Cavalcante | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Lorena Camargo Carneiro | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Lorena Gonzaga Garcia | Currículo Lattes | Especialista |
Nathalia Pereira Rodrigues | Currículo Lattes | Especialista |
Renato Silva Alves | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Ricardo André Naka | Currículo Lattes | Especialista |
Roberto de Souza Bueno | Currículo Lattes | Especialista |
Rodrigo Lisita Ribera | Currículo Lattes | Doutor(a) |
Rodrigo Silva Fontoura | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Shirlene da Silva Rosa Souza | Currículo Lattes | Especialista |
ENGENHARIA MECÂNICA | ||
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Introdução à Engenharia | 40 | |
Pré-Cálculo | 120 | |
Geometria Analítica | 80 | |
Sociedade e Organizações | 40 | |
Química Geral Tecnológica | 80 | |
Comunicação e Expressão | 40 | |
Carga Horária Total | 400 | |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Álgebra Linear para Engenharia | 60 | |
Cálculo I | 120 | |
Física | 80 | |
Ciências Ambientais | 40 | |
Materiais para Engenharia | 60 | |
Gestão de Negócios e Economia | 40 | |
Metodologia Científica | 40 | |
Carga Horária Total | 440 | |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Mecânica Geral | 80 | |
Cálculo II | 120 | |
Ondas | 40 | |
Noções de Desenho Técnico em CAD | 80 | |
Algoritmos e Linguagens de Programação | 80 | |
Eletricidade e Magnetismo | 80 | |
Carga Horária Total | 480 | |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Probabilidade e Estatística | 80 | |
Cirtcuitos Elétricos I | 80 | |
Gestão de Projetos | 80 | |
Cálculo Numérico | 60 | |
Equações Diferenciais | 80 | |
Segurança do Trabalho e Legislação | 60 | |
Carga Horária Total | 440 | |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Fenômenos de Transporte I | 80 | |
Materiais de Construção Mecânica | 80 | |
Resistência de Materiais I | 80 | |
Estruturas Isostáticas | 60 | |
Eletrônica Analógica I | 60 | |
Metrologia | 40 | |
Termodinâmica | 80 | |
Carga Horária Total | 480 | |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Fenômenos de Transporte II | 80 | |
Transferência de Calor | 80 | |
Resistência de Materiais II | 80 | |
Desenho Mecânico | 80 | |
Eletrônica Digital I | 80 | |
Sistemas Lineares | 60 | |
Carga Horária Total | 460 | |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Elementos de Máquinas I | 80 | |
Máquinas Térmicas | 80 | |
Processos de Fabricação I | 80 | |
Máquinas de Fluxo | 80 | |
Teoria das Estruturas I | 80 | |
Laboratório de Fenômenos de Transporte e Transferência de Calor | 40 | |
Carga Horária Total | 440 | |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estruturas Metálicas | 80 | |
Projetos em Processos Industriais | 40 | |
Processos de Fabricação II | 80 | |
Instrumentação Industrial e Acionamentos Elétricos | 60 | |
Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica | 40 | |
Elementos de Máquinas II | 80 | |
Controle I | 60 | |
Carga Horária Total | 440 | |
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Vibrações | 80 | |
Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos | 80 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | |
Climatização e Ventilação | 60 | |
Dinâmica de Máquinas | 80 | |
Projetos de Sistemas Mecânicos | 40 | |
Carga Horária Total | 380 | |
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Manutenção de Sistemas | 80 | |
Automação Industrial | 40 | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | |
Máquinas de Elevação e Transporte | 40 | |
Tópicos Contemporâneos em Engenharia Mecânica | 40 | |
Engenharia Automotiva | 80 | |
Carga Horária Total | 320 | |
OUTRAS ATIVIDADES | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado | 192 | |
Atividades Complementares | 168 | |
Carga Horária Total | 360 | |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | CH | |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 40 | |
Automação Industrial e Controle | 40 | |
Circuitos Elétricos II | 60 | |
Controle II | 80 | |
Eletrônica Digital II | 80 | |
Eletrônica Analógica II | 60 | |
Instalações Elétricas Prediais | 80 | |
Economia Aplicada | 40 | |
Microcontroladores | 60 | |
Organização do Trabalho Industrial | 80 | |
Pesquisa Operacional | 80 | |
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação | 80 | |
Técnicas de Leitura e Produção de Texto | 80 | |
Introdução à Contabilidade | 80 | |
Engenharia da Qualidade | 80 | |
Administração de Pequenas Empresas | 40 | |
Gestão Estratégica | 80 | |
Uso Racional de Energia e Sustentabilidade | 40 | |
Leitura de Projetos Arquitetônicos | 40 | |
Robótica | 60 | |
Logística | 80 | |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Laboratórios Virtuais ALGETEC | |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | |
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | ||
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | |
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | ||
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Laboratórios Virtuais ALGETEC | |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | |
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. | ||
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. | Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. | |
Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |