Conceitos fundamentais de projeto. A evolução da gestão de projetos. O gerente de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Benefícios da gest projetos. Estruturas organizacionais para projetos.
Planejamento Estratégico e Gestão com OKR's e KPI's
Conceituação de estratégias adaptativas e tradicionais e desdobramentos em diretrizes, objetivos e resultados-chave com seus indicadores de desempenho.
Criatividade disruptiva e Design Thinking
Conceitos e níveis de inovação. Os valores e pilares do Design Thinking. Formatos de aplicação do Design Thinking. Ideação. Prototipação. Testes. Avaliação.
Gerenciamento de Escopo e Cronograma
Abordar esses conceitos como ferramenta capaz de potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor através da análise não apenas dos processos em que há agregação de valor por parte da empresa, mas a cadeia de produção como um todo.Definição do escopo do projeto e do produto, desde a sua iniciação até a geração de entregas, conciliando escopos preditivos e backlogs de produtos para métodos ágeis e híbridos. Posteriormente serão feitos os sequenciamentos, estimativa da duração das atividades, com foco em gerar elaboração e controle do cronograma.
Gerenciamento de Custos e Aquisições
Abordar esses conceitos como ferramenta capaz de potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor através da análise não apenas dos processos em que há agregação de valor por parte da empresa, mas a cadeia de produção como um todo.
Gerenciamento de Comunicação Stakeholders
Elaboração do plano de comunicação com gerenciamento e controle de toda as informações do projeto. Comunicação Interpessoal. Identificação partes interessadas e definição de estratégias para garantir o engajamento e atendimento das expectativas durante todo o projeto.
Gerenciamento da Qualidade e Recursos
Conceitos da gestão da qualidade com planejamento, gerenciamento e controle, com foco em atender as expectativas das partes envolvidas no projeto. A parte de recurso envolve tanto pessoas, quanto materiais e equipamentos que serão necessários para garantir as entregas nos padrões de qualidade definidos.
Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders
Elaboração do plano de comunicação com gerenciamento e controle de toda as informações do projeto. Comunicação Interpessoal. Identificação partes interessadas e definição de estratégias para garantir o engajamento e atendimento das expectativas durante todo o projeto.
Gerenciamento de Riscos e Incertezas
Elaboração do plano de gerenciamento de riscos do projeto e riscos organizacionais, através das conformidades de compliance. Identificação de riscos. Análise qualitativa dos riscos. Análise quantitativa dos riscos. Planejamento da resposta aos riscos. Monitoramento e controle dos riscos.
Gestão de mudanças, complexidade e adaptabilidade
Adquirir habilidades para entender melhor o ambiente, o contexto e cenário do projeto durante a fase de planejamento para classificar melhor a complexidade e assim diminuir os impactos externos sofridos pelo projeto ou internos ao longo de sua execução.
Liderança e Gestão de equipes (Empowerment e Team Building)
Formar um líder gerente de projetos, criando o espírito de liderança e desenvolvendo habilidades de tomadas de decisão.
Gestão ágil e Híbrida de projetos
Inserir os participantes ao ambiente ágil de projetos através de seus valores, princípios e técnicas. Preparar indivíduos e organizações para as transformações digitais e disrupção do mercado incorporando mentalidades, valores, princípios e práticas que constitui a abordagem ágil.
Governança e gestão de processos
Junção entre processo e projeto. Construção de um modelo processual para garantir a governabilidade do projeto de forma enxuta é ágil. Criação de um padrão que seja aplicável e escalável em todos os níveis organizacionais.
PMO (Project Management Office) e AMO (Agile Management Office)
Compreensão sobre o que é, como implantar e gerenciar um Escritório de Gerenciamento de Projetos e manter uma governança ágil e enxuta. Entendendo o contexto para a estrutura do escritório que poderá atender projetos ágeis, híbridos e tradicionais.
Capacidade de entrega de valor
Desenvolver a habilidade de compreender melhor os desejos do contratante, entendendo seus critérios de aceitação e mostrar de forma mais clara e perceptível o real valor da entrega do projeto, proporcionando uma melhor experiência de usabilidade do serviço ou produto do projeto.
Análise Big Data para tomada de decisão (Indicadores)
Ensinar como obter uma base de conhecimento visualizando e analisando dados internos da empresa e mercadológicos e como tomar decisões estratégicas através deste novo conhecimento.
Gestão de ecossistemas
Aprender como melhorar a capacidade de lidar e gerir alta tecnologia distribuída e integrada. Esta habilidade ajuda no desenvolvimento e na gestão de projetos de grandes e complexas integrações normalmente encontradas em grandes ecossistemas como de grandes indústrias ou em projetos de cidades inteligentes.
BlockChain e Contratos Inteligentes (Smart Contracts)
Preparar gerente de projetos para trabalhar em empresas que já trabalham com as formas mais modernas e confiantes de contratos em plataformas digitais como é o BlockChain.
Planejamento para Certificações
Orientação para o planejamento, execução e monitoramento de projetos na carreira profissional.
Projeto prático
Elaborar e desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso na forma de Projeto Prático. Desenvolver capacidades relativas à concepção, planejamento e execução de um projeto. Colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso.