Engenharia da Computação
- Duração: 5 anos / 10 semestres
- Carga Horária: 5080 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 600 (Perimetral)*
Capacitação Profissional
As inovações tecnológicas tem transformado a sociedade rapidamente e os profissionais da área de Tecnologia da Informação são cada vez requisitados pelo mercado. Com uma grade curricular que preza pelo alinhamento entre teoria e prática, o curso de Engenharia da Computação da UNIALFA promove uma formação voltada para a realidade profissional. Ele conta com o Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação, com laboratórios modernos e bem equipados que oportunizam a aplicação dos conhecimentos aprendidos. Assim, o profissional formado pela instituição desenvolverá habilidades como:
- Conhecimento e domínio dos processos para solução de problemas de base científica;
- Capacidade para solucionar problemas de eletromecânica e desenvolver dispositivos controlados por computador;
- Analisar e refinar dispositivos em linhas de produção;
- Projetar e construir dispositivos eletrônicos e desenvolver sistemas computacionais.
Mercado de Trabalho
Atualmente, observa-se uma grande demanda no mercado de trabalho na região de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Polo Industrial de Anápolis, devido à proximidade com a Capital Federal e do constante desenvolvimento do Sudoeste do Estado. A ação empreendedora, perfil comum a todos os egressos da UNIALFA, é também bastante estimulada pela sólida formação, que aliada a um poder criativo, leva ao sucesso em muitas vertentes profissionais. Dessa forma, os profissionais de Engenharia da Computação têm oportunidades de atuação em diversas áreas, como:
- Robótica e automação industrial;
- Big data e inteligência artificial;
- Energias renováveis;
- Indústrias;
- Bancos e instituições financeiras;
- Empresas de comércio eletrônico;
- Consultoria tecnológica.
Diferenciais do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA
- Professores com ampla experiência acadêmica e renomada atuação profissional;
- Curso com foco em automação;
- Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação com modernos laboratórios para aplicação prática dos conhecimentos.
- Desenvolvimento de projetos práticos durante todo o curso.
Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação
O alinhamento entre teoria e prática é uma das premissas da UNIALFA e que refletiram na criação do Núcleo de Práticas em Tecnologia e Inovação. Ele possui seis laboratórios com equipamentos similares aos que indústrias e empresas utilizam em todo o país. O núcleo é um espaço de aprendizado onde os estudantes podem ter o contato com atividades desenvolvidas no dia a dia da profissão.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 2º semestre de 2021 e para matrículas realizadas até 13/08/2021.
mestre Leonardo Gomes de Sá e Carvalho
Leonardo Gomes de Sá e Carvalho possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), Especialização em Perícia e Avaliação Imobiliária pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP (2008), e é Mestre na área de Estruturas e Materiais de Construção pela Universidade Federal de Goiás (2014). Desde 2006 é Professor Titular da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, ministrando diversas disciplinas, entre elas matemática financeira e para negócios, estatística, física teórica e experimental, calculo diferencial e integral, e materiais de construção. Atuou como coordenador do curso de Engenharia Civil e do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Sá de 2013 a 2016. Exerce atividade como engenheiro com experiência na área de Engenharia Civil com ênfase na avaliação de estruturas de concreto armado.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Juliano Pável Brasil Custódio | Currículo Lattes | Mestre |
Eduardo José Nogueira | Currículo Lattes | Mestre |
Thiago Augusto Narikawa | Currículo Lattes | Especialista |
Leovir Cardoso Aleluia Junior | Currículo Lattes | Mestre |
Rodrigo Della Côrte | Currículo Lattes | Mestre |
Shirlene da Silva Rosa Souza | Currículo Lattes | Especialista |
Carlúcio Pereira da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Fabiana Rocha de Andrade e Silva | Currículo Lattes | Mestre |
Murilo Almeida Pacheco | Currículo Lattes | Especialista |
Alex Pereira Monteiro | Currículo Lattes | Especialista |
Rodrigo Silva Fontoura | Currículo Lattes | Mestre |
Arinéia Nogueira de Assis | Currículo Lattes | Mestre |
Bruno Rocha Cardoso | Currículo Lattes | Especialista |
Geovanne Silva Faria | Currículo Lattes | Mestre |
Geraldo Valeriano Ribeiro | Currículo Lattes | Mestre |
Lucas Fiorini Cruz | Currículo Lattes | Mestre |
Mailine Martins Moraes | Currículo Lattes | Especialista |
Nayane Moura Neris | Currículo Lattes | Especialista |
Roberto José da Silva | Currículo Lattes | Especialista |
Thiago Santana Lemes | Currículo Lattes | Mestre |
Vitor Debiazzi Pereira Pinto | Currículo Lattes | Mestre |
Arthur Melo Pereira | Currículo Lattes | Mestre |
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO - 2020 |
|
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Introdução à Engenharia |
40 |
Pré-Cálculo |
120 |
Geometria Analítica |
80 |
Sociedade e Organizações |
40 |
Química Geral Tecnológica |
80 |
Comunicação e Expressão |
40 |
Carga Horária Total |
400 |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Álgebra Linear para Engenharia |
60 |
Cálculo I |
120 |
Física |
80 |
Ciências Ambientais |
40 |
Materiais para Engenharia |
60 |
Gestão de Negócios e Economia |
40 |
Metodologia Científica |
40 |
Carga Horária Total |
440 |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Mecânica Geral |
80 |
Cálculo II |
120 |
Ondas |
40 |
Noções de Desenho Técnico em CAD |
80 |
Algoritmos e Linguagens de Programação |
80 |
Eletricidade e Magnetismo |
80 |
Carga Horária Total |
480 |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Probabilidade e Estatística |
80 |
Circuitos Elétricos I |
80 |
Gestão de Projetos |
80 |
Cálculo Numérico |
60 |
Equações Diferenciais |
80 |
Segurança do Trabalho e Legislação |
60 |
Carga Horária Total |
440 |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Circuitos Elétricos II |
60 |
Estrutura de Dados I |
80 |
Eletrônica Digital I |
80 |
Técnicas de Programação |
80 |
Sistemas Lineares |
60 |
Eletromagnetismo para Computação |
40 |
Tópicos Especiais em Engenharia da Computação |
60 |
Carga Horária Total |
460 |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Eletrônica Analógica I |
60 |
Processamento de Sinais |
80 |
Arquitetura de Computadores |
80 |
Estrutura de Dados II |
80 |
Redes de Computadores I |
40 |
Linguagens Formais e Autômatos |
60 |
Banco de Dados |
80 |
Carga Horária Total |
480 |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Controle I |
60 |
Desenvolvimento de Sistemas para Internet |
80 |
Eletrônica Digital II |
80 |
Eletrônica Analógica II |
60 |
Instrumentação Industrial e Acionamentos Elétricos |
60 |
Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica Analógica |
40 |
Filtros Digitais |
40 |
Redes de Computadores II |
40 |
Carga Horária Total |
460 |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Sistemas Operacionais |
80 |
Linguagem de Montagem |
40 |
Compiladores |
80 |
Controle II |
80 |
Automação Industrial |
40 |
Engenharia de Software |
60 |
Infraestrutura de Telecomunicações |
40 |
Carga Horária Total |
420 |
9ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
40 |
Microcontroladores |
60 |
Processamento Digital de Imagens |
40 |
Inteligência Artificial |
80 |
Construção de Software Comercial |
80 |
Automação Industrial e Controle |
60 |
Computação Gráfica |
40 |
Carga Horária Total |
400 |
10ª SEQUÊNCIA SUGERIDA |
CH |
Sistemas Distribuídos |
60 |
Redes sem Fio |
40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
40 |
Robótica |
60 |
Sistemas Embarcados |
60 |
Tópicos Contemporâneos em Engenharia da Computação |
40 |
Carga Horária Total |
300 |
OUTRAS ATIVIDADES |
CH |
Estágio Curricular Supervisionado |
192 |
Atividades Complementares |
168 |
Carga Horária Total |
360 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
CH |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS |
40 |
Conversão Eletromecânica de Energia I |
80 |
Conversão Eletromecânica de Energia II |
80 |
Instalações Elétricas Prediais |
80 |
Instalações Elétricas Industriais e Sistemas de Proteção Elétrica |
80 |
Análise de Sistemas de Informação |
80 |
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis |
80 |
Conceitos de Comunicação I |
40 |
Dinâmica de Máquinas |
80 |
Laboratórios de Máqunas Elétricas |
40 |
Governaça de Tecnologia da Informação |
80 |
Eletrônica de Potência |
80 |
Projeto e Arquitetura de Software |
80 |
Segurança e Auditoria de Sistemas |
80 |
Pesquisa Operacional |
80 |
Conceitos de Comunicação II |
40 |
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação |
80 |
Organização do Trabalho Industrial |
80 |
Projeto de Circuitos de Controle |
40 |
Lógica |
40 |
Economia Aplicada |
40 |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
---|---|---|
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ENG5101 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
INSTRUMENTAÇÀO E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
Disciplinas ministradas remotamente que apresentam atividades práticas:
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, MUTISIM, Tinkercad. |
QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Laboratórios Virtuais ALGETEC |
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA ANALÓGICA | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: Proteus ISIS, Tinkercad. |
ENG5101 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |
INSTRUMENTAÇÀO E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | A disciplina está sendo ministrada em ambiente de aprendizagem virtual (A.V.A) por meio sistema de videoconferência e simuladores. O professor está disponibilizando os roteiros das atividades de laboratórios no A.V.A. e acompanhando os alunos por meio do sistema de videocoferência. As atividades de laboratório descritas no roteiro estão sendo executadas no simulador. Existem alguns pontos de controle nas disciplinas na forma de projetos para serem construídos em casa nos simuladores e apresentados para os professores em ambiente virtual. |
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate Simuladores: https://www.cadesimu.net/ |