Pedagogia
- Duração: 4 anos / 8 semestres
- Carga Horária: 3.200 horas
- Local: Campus Perimetral
- Período: NOTURNO
- Mensalidade: R$ 275 (Perimetral)*
Capacitação Profissional
O curso de Pedagogia da UNIALFA forma profissionais empreendedores comprometidos com a qualidade da educação e dos processos de ensino-aprendizagem em ambientes escolares e não-escolares. Além de um projeto pedagógico alinhado com o mercado, a instituição conta com professores com renomada experiência acadêmica e profissional. O curso da UNIALFA possui ênfase em docência e gestão educacional e propõe formar um profissional habilitado para atuar no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos educacionais. O profissional de Pedagogia formado pela UNIALFA possui várias possibilidades de atuação, como:
- Ensino e gestão escolar;
- Educação especial;
- Hospitais e centros comunitários;
- Empresas públicas e privadas;
- Organizações e movimentos sociais;
- Organizações não governamentais (ONGs);
- Programas, projetos e ações educacionais;
- Academia e pesquisa científica.
Mercado de Trabalho
O pedagogo formado na UNIALFA é habilitado com modernas práticas pedagógicas para desenvolver diferentes atividades educativas no contexto histórico-social contemporâneo. Capacitado para o planejamento, gestão e a execução de projetos educacionais, o profissional poderá atuar com:
- Gestão e coordenação pedagógica;
- Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
- Educação à distância e de jovens e adultos;
- Educação sexual, ambiental e no trânsito;
- Consultoria pedagógica;
- Programas e projetos educacionais;
- Formação continuada, treinamento e desenvolvimento;
- Direitos humanos e temas transversais;
- Sindicatos, associações e partidos políticos;
- Meios de comunicação;
- Produtos e softwares educacionais;
- Análise técnica de livros didáticos e paradidáticos em editoras;
- Brinquedotecas.
*Os valores são válidos somente para o primeiro período do 1º semestre de 2024 e para matrículas realizadas até 18/03/2024.
mestre(a) Rosimeire Maria Fortuna Costa
Pedagoga, pela Universidade Pontifica Católica de Goiás Psicopedagoga pela FABEC, Docência do Ensino Superior pela UNIALFA e FABEC e MBA Gestão de Pessoas pela Estácio de Sá. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UNIALFA. Atualmente é coordenadora do Ensino Médio do Colégio Einstein e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alves Faria. Tem experiência como docente e gestora na Educação Básica e no Ensino Superior e Pós Graduação como docente.
Professor | Lattes | Titulação |
---|---|---|
Ana Flávia Morais e Silva | Currículo Lattes | Mestre(a) |
Edna Maria de Jesus | Currículo Lattes | Doutor(a) |
Kátia de Paula Borges | Currículo Lattes | Especialista |
Rosemeire Soares de Souza Paulo | Currículo Lattes | Especialista |
Rosimeire Maria Fortuna Costa | Currículo Lattes | Mestre(a) |
PEDAGOGIA | ||
1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Gestão de Carreira em Pedagogia | 80 | |
Sociologia da Educação | 80 | |
Técnicas de Leitura e Produção de Texto | 80 | |
Práticas Pedagógicas I - Gestão de Carreira | 40 | |
Psicologia da Educação | 80 | |
Metodologia Científica | 40 | |
Carga Horária Total | 400 | |
2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Didática I | 80 | |
Português Instrumental | 80 | |
Alfabetização e Letramento | 80 | |
História da Educação | 80 | |
Práticas Pedagógicas II - A Escola | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Antropologia da Educação | 40 | |
Fundamentos e Metodologia de Ensino de Ciências | 80 | |
Indicadores Educacionais | 80 | |
Fundamentos e Metodologia de Ensino de Matemática | 80 | |
Fundamentos e Metodologia de Ensino de Geo-História | 80 | |
Didática II | 40 | |
Práticas Pedagógicas III - Procedimentos Metodológicos (Anos iniciais) | 40 | |
Carga Horária Total | 440 | |
4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação | 80 | |
Fundamentos e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa | 80 | |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 80 | |
Fundamentos da Educação Infantil | 80 | |
Gestão de Projetos Educacionais I | 40 | |
Práticas Pedagógicas IV - Rotinas Pedagógicas (Educação Infantil) | 80 | |
Carga Horária Total | 440 | |
5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado I | ||
Fundamentos de Lazer e Recreação | 40 | |
Fundamentos do Ensino da Arte | 40 | |
Gestão de Projetos Educacionais II | 80 | |
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos | 80 | |
Práticas Pedagógicas V - Processos de Inclusão | 40 | |
Seminário Interdisciplinar I | 40 | |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
6ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado II | ||
Gestão Pedagógica | 40 | |
Práticas Pedagógicas VI - Gestão Pedagógica | 40 | |
Seminário Interdisciplinar II | 40 | |
Gestão e Planejamento Educacional | 80 | |
Pedagogia de Projetos | 40 | |
Legislação Educacional | 80 | |
Ética e Filosofia da Educação | 80 | |
Carga Horária Total | 400 | |
7ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado III | ||
Seminário Interdisciplinar III | 40 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | |
Currículos e Programas | 80 | |
Educação em Espaços Não Escolares | 80 | |
Práticas Pedagógicas VII - Espaços de Atuação do Pedagogo | 80 | |
Eletiva | 40 | |
Carga Horária Total | 360 | |
8ª SEQUÊNCIA SUGERIDA | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado IV | ||
Fundamentos Econômicos e Financiamento da Educação | 80 | |
Gestão de Instituições de Ensino | 80 | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | |
Práticas Pedagógicas VIII - Gestão e Liderança | 80 | |
Carga Horária Total | 280 | |
OUTRAS ATIVIDADES | CH | |
Estágio Curricular Supervisionado | 480 | |
Atividades Complementares | 240 | |
Carga Horária Total | 720 | |
DISCIPLINAS ELETIVAS | CH | |
Pedagogia Hospitalar | 40 | |
Pedagogia Empresarial | 40 | |
DISCIPLINAS OPTATIVA | CH | |
Psicomotricidade | 40 | |
DISCIPLINA | METODOLOGIA ADOTADA | FERRAMENTAS (SOFTWARES) UTILIZADAS |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II | As disciplinas estão sendo conduzidas com a apresentação pelas docentes dos elementos que seriam observados in loco. Em todas, a elaboração de um relatório permanece. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | As disciplinas têm sido conduzida com a participação de profissionais. Ao final, os alunos irão elaborar um plano de aula e executar com o uso de Tecnologias da informação. E, entregar um relatório. | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | Sistema de videoconferência: Blackboard Collaborate | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |