Ciências Contábeis
- Duração: 4 anos
- Carga Horária: 3.000 (três mil) horas.
- Local: EAD
- Mensalidade: R$ 190 (EAD)*
As mudanças vem acontecendo de maneira complexa, isso faz com que o mercado busque pessoas cada vez mais capacitadas para desempenhar atividades diversas no ambiente organizacional.
No atual contexto político, social e econômico em que o País se encontra, o conhecimento de Ciências Contábeis é fundamental para tomadas de decisões sob uma condição maior de certeza, pois é uma ciência que atende aos mais diversos públicos: o governo sempre demanda informações sobre a agregação de riqueza à economia e a capacidade de pagamento de impostos; os investidores estão sempre buscando descobrir negócios que potenciallizem o seu patrimônio; os credores querem identificar a condição de liquidez de seus devedores; os sindicatos preocupam-se com a capacidade de remuneração salarial; os gerentes buscam subsídios para seus processos decisórios através de informações e avaliações de desempenho; as prefeituras buscam conhecer a contribuição social e de impostos das organizações; o empreendedor necessita de amparo para iniciar ou promover o desenvolvimento de seu negócio, dentre outros.
Nesse sentido o profissional de Ciências Contábeis pode acupar diferentes funções como: contador em escritórios; analista; auditor; consultor Financeiro; perito contábil e gestão de equipes.
Objetivo geral
Formar moral, intelectual e tecnicamente o aluno, elemento primordial de uma sociedade, para exercer funções estratégicas, qualificando-o para inserção nos respectivos setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira como um todo, de acordo com os grandes objetivos da Educação Nacional, conforme definidos no artigo 30, da Lei 9.349/96, na Constituição Federal, na legislação específica ao Curso de Ciências Contábeis e todo o arcabouço jurídico complementar.
Objetivos específicos
- Promover o estudo, a pesquisa, o ensino e a difusão da Ciência Contábil enquanto instrumento de criação e as soluções de problemas organizacionais, em quaisquer níveis ou ordens, locais ou internacionais, de forma que situações cotidianas não desejadas sejam eliminadas e substituídas por soluções mais eficientes e eficazes;
- Formar diplomados aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, bem como colaborar na sua formação contínua;
- Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
- Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica;
- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
- Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização;
- Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
- Promover a extensão.
Campos de atuação
Empresas em todo o mundo precisam ter suas contas bem administradas, isso inclui ter práticas contábeis altamente desenvolvidas. O papel de cuidar das contas da empresa é o principal do Contador, que se torna uma figura indispensável para qualquer segmento de negócio.
Em Goiás há um grande número de Indústrias com elevado destaque para a indústria farmacêutica, alimentos e bebidas, automóveis, mineração, entre outros. Todas elas necessitam de profissional com competência necessária para cuidar de suas contas.
Além disso o contador pode atuar como autônomo abrindo o seu próprio escritório e desenvolver atividades de consultoria e prestação de serviços para organizações.
O setor de auditoria é outra possibilidade de inserção no mercado de trabalho goiano, podendo o egresso atuar em empresas públicas ou privadas.
O profissional de Ciências que gosta da carreira acadêmica também pode ver neste segmento uma oportunidade de atuação.