Graduação

Engenharia de Software

Inscreva-se
  • Duração: 4 anos e meio / 9 semestres
  • Carga Horária: 3.840
  • Local: Campus Perimetral
  • Período: MATUTINO / NOTURNO
  • Mensalidade: R$ 750 (Perimetral)*

Justificativa

De acordo com os dados da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil gera mais de 1,3 milhões de empregos e apresenta um déficit de mais de 48 mil profissionais. Caso essa demanda não seja atendida, as perdas de receita podem chegar a R$ 115 bilhões até 2020.

Além disso, diversas empresas e startups tem recebido aportes financeiros para investimento em melhoria de processos e adoção de novas tecnologias. Dessa forma, há um aumento na demanda por profissionais do setor de tecnologia da informação, que incluem vagas de cientista de dados, engenheiros de softwares e desenvolvedores.

Mesmo em meio à crise econômica, os dados da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Software do Brasil (ABES) mostram que em 2017 o Brasil teve uma receita total de 39,5 bilhões de dólares, sendo que 8,357 bilhões vieram do mercado de software e 10,921 bilhões do mercado de serviços, representando 1,9 % do PIB brasileiro, .

Todos esses dados mostram que o mercado, onde profissionais de engenharia de software estão envolvidos, tem um grande número de vagas em aberto e possui uma ótima representatividade financeira no mercado nacional.


Objetivo do curso

O curso de Engenharia de Software do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria busca formar profissionais que dominem as melhores tecnologias e práticas de mercado para atender aos mais diversos tipos de demandas que envolvam a condução de projetos de desenvolvimento de software e exijam visão crítica, inovadora e criativa. Assim, o profissional formado será capaz de:

  • Especificar software;
  • Projetar software;
  • Construir software;
  • Manter software;
  • Gerenciar equipes de desenvolvimento de software.

Diferenciais do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

  • Professores mestres e especialistas com ampla experiência de mercado;
  • No último ano do curso os alunos participam de disciplinas que simulam um ambiente real de trabalho em startups e fábricas de software;
  • Os discentes participam da Maratona Interna de Programação (UNIALFA CodeCup);
  • Os estudantes são encorajados a montar um portfólio de projetos que são desenvolvidos durante as disciplinas.

Empregabilidade

O curso apresenta um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e humanísticas para formar profissionais que possam trabalhar em todas as áreas envolvidas na construção e manutenção de softwares, independentemente do tipo de plataforma adotada.


Aprender na Prática

Os alunos contarão com apoio da coordenação e dos docentes para desenvolverem projetos que envolvam toda as fases e infraestrutura necessária para a construção de softwares. Além disso, os alunos vivenciaram as melhores técnicas e práticas de mercado em diversas disciplinas.

Durante algumas disciplinas consideradas chave do curso, os estudantes desenvolverão projetos que serão individualmente revisados para que eles saibam quais foram os pontos de sucesso e quais devem ter maior atenção. Os alunos mais talentosos receberão um certificado, que atestará o seu alto desempenho para cada uma dessas disciplinas.

Após a conclusão das disciplinas chave, os alunos mais talentosos serão convidados a participar da revisão de projetos de seus colegas que venham a cursar as mesmas disciplinas em um momento posterior.

*Os referidos valores são válidos somente para o primeiro período do 2º Semestre de 2019 e para matrículas realizadas até 30/08/2019.