VOLTAR

MESTRADO UNIALFA

Mestrado em
Desenvolvimento RegionalRecomendado pela CAPES

Próximas Turmas

Fevereiro/2022

Duração

2 anos

Carga Horária

600 horas

Taxa de Inscrição

R$ 100,00

Forma de Pagamento:

  • Depósito identificado, na conta: Centro Educacional Alves Faria Ltda, Banco Bradesco, Agência 3684, Conta 62592-2
  • Cartão de Crédito - Clique aqui caso prefira essa opção de pagamento
Inscreva-se

Apresentação

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional (MDR) do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promove a imersão do pós-graduando para que ele aprenda como incluir a pesquisa científica (existente e futura) em sua carreira profissional. O mestrado profissional se distingue do mestrado acadêmico porque este último prepara um pesquisador que busca continuar sua carreira com o doutorado.  

Já o que se pretende no mestrado profissional é imergir o pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que depois continue a pesquisar. O importante é que ele:  

  • Conheça por experiência própria o que é pesquisar; 
  • Saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão; 
  • Aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. 

O curso possui dois eixos de prioridade: agregar competitividade e produtividade às empresas públicas e privadas; melhorar a gestão de empresas e setores sociais do governo, ONGs e organizações de espírito público. 

O programa tem como área de concentração Planejamento Urbano Regional e Demografia, abordada didaticamente em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional; Educação e Desenvolvimento Regional. Os docentes atuam nas linhas de pesquisa de acordo com sua formação profissional e acadêmica, e com as temáticas de investigação de seu interesse. Cada linha de pesquisa é detalhada em temas sobre os quais os docentes já desenvolvem ou podem vir a desenvolver pesquisas e orientação de dissertação.  

Assim, os candidatos ao MDR são previamente informados dos temas de investigação e dos professores a eles associados, contribuindo para o processo de indicação e escolha dos orientadores na fase de elaboração da dissertação. 


Linhas de Pesquisa 

Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional 

Em Políticas Públicas buscamos propor análises e diálogos para que as políticas sejam instrumento de apoio ao desenvolvimento de Goiás e do Centro-Oeste através do conhecimento dos recursos naturais; potencialidades produtivas regionais; processos socioambientais e seus impactos; especialmente relacionadas demandas para políticas públicas e suporte à administração pública. Em Arranjos Produtivos e Territórios buscamos otimizar a inserção das organizações em novas iniciativas, orientadas sob princípios de responsabilidade social e ambiental, e visando organização em aglomerações para competitividade regional.

Educação e Desenvolvimento Regional

A linha de pesquisa compreende e visa estimular possibilidades de interfaces entre Educação e Desenvolvimento Regional. Para tanto, envolve estudos de políticas públicas para a educação básica e a educação superior. Abordagens entre educação e tecnologias em processos educacionais presenciais, híbridos e remotos.  Ações e práticas pedagógicas realizadas por instâncias públicas, privadas e pelo terceiro setor. Visa também compreender as diversas complexidades que envolvem a economia da educação e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de determinada região.

Diferenciais do Programa 

  • Pesquisas voltadas para a resolução de problemas em âmbito público e/ou privado para apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento socioeconômico das regiões; 

  • Quatro encontros no 1º semestre e quatro no 2º semestre (sempre nas sextas à noite e sábado durante o dia), favorecendo os mestrandos que trabalham e que moram em outros estados brasileiros;

  • Integra o programa MOC - Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). Os mestrandos da UNIALFA participam desse grupo de estudos sobre competividade (com mais de 150 universidades em todo o mundo) liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School - HBS em Boston/Massachusetts -USA;  

  • Workshops com professores, pesquisadores e alunos de instituições do mundo inteiro sobre competitividade e clusters regionais (arranjos produtivos); 

  • Parcerias com o setor público e privado para favorecer visitas técnicas e intercâmbios de conhecimento prático aplicado. 


MOC Harvard - Microeconomia da Competitividade

O programa MOC - Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competitividade empresarial de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional. 


Projeto do Curso (Download)

WhatsApp