APRESENTAÇÃO DO CURSO

De acordo com a Resolução 267 do Detran, RESOLUÇÃO Nº267 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 em seu Art.18, o credenciamento de psicólogos peritos examinadores será realizado pelos órgãos ou entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, com critério especifico de ser portadores de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP (Art 18, Inciso III, &2º.)

O UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, que possui o curso de graduação em Psicologia reconhecido pelo MEC (conforme Portaria No. 369 de 30.08.2011, publicada no D.O.U em 31.08.2011), oferece o curso de pós-graduação em Psicologia do Trânsito (de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito [Conatran] e com a Resolução CFP No 013/2007, que trata da consolidação do título de profissional especialista a partir da conclusão da primeira turma).

Em conjunto com o atendimento das legislações, o programa visa a qualificar e titular como especialista, o profissional psicólogo que atue na área da Psicologia do Transito, a fim de desenvolver as atividades de avaliação psicológica de condutores e ter uma visão sistêmica das inter-relações do condutor, veículo, via, sociedade, política, legislação e relações intrínsecas no trânsito.

Em complemento à formação, o curso ainda possibilita ao psicólogo desenvolver projetos de pesquisa para melhoria do trânsito, com orientação e de forma exclusiva possuindo conteúdos que permitirão ao aluno a pratica para a docência para o transito. 


OBJETIVOS

Geral

O curso de Pós de Psicologia do Trânsito tem por objetivo capacitar, aprimorar e desenvolver habilidades relativas a psicologia do transito dentro de uma visão sistêmica, com visão do conjunto de elementos que tem relação com o trânsito, formando, portanto, um profissional que tenha um olhar além do condutor, ou seja, uma visão do sistema de trânsito como um todo.

Específicos

  • Titular os profissionais Psicólogos para a especialidade de Peritos/Avaliadores em Psicologia do Trânsito.
  • Qualificar o profissional Psicólogo para credenciamento como perito junto ao DETRAN.
  • Promover a formação de profissionais com competências técnicas para avaliar condutores de veículos.
  • Habilitar o profissional a emitir documentos legais sobre a avaliação psicológica realizada em condutores de veículos.
  • Formar profissionais conscientes do trabalho e da responsabilidade profissional, capazes de colocar em prática os diferenciais técnicos do Psicólogo.
  • Possibilitar ao Psicólogo uma capacitação técnica, teórico, prática e atualizada acerca das ferramentas de Avaliação Psicológica para o Trânsito.

PÚBLICO ALVO

Psicólogos que queiram aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia do Trânsito que atuam ou pretendem atuar na avaliação psicológica para motoristas e outras áreas de atuação da Psicologia do Trânsito, com a obtenção da titulação necessária ao exercício da atividade junto ao DETRAN.


DIFERENCIAIS

  • Titular o profissional como Especialista/Perito.
  • Desenvolver pesquisas, projetos e ações para melhoria do trânsito.
  •  Conteúdos exclusivos que permitirão ao aluno, a pratica para a docência para o transito.
  • Ampliar sua ação mediadora na avaliação pericial.
  • Habilitar o Especialista/Perito para lidar com a amaxofobia (medo de dirigir) e o aprendizado na prática dos testes atualizados referentes à avaliação psicológica para o trânsito.