Pesquisa

Pesquisas Mercadológicas

Competências

  • Realizar os processos de trabalho para a operacionalização da missão de pesquisar os setores de indústria, agricultura, infra-estrutura, ciência e tecnologia, turismo, comércio e serviços;
  • Promover a realização de estudos, pesquisas e outras ações necessárias à definição de estratégias de apoio à formulação, e à execução das ações e seus respectivos instrumentos de estudo;
  • Promover a execução de atividades no que se refere à formulação de diagnósticos de mercado, à realização de estudos sobre o funcionamento do mercado de trabalho, à estrutura demográfica da população e sobre a provisão de serviços sociais básicos, para avaliação de políticas, programas e ações sociais;
  • Estudar a formação dos preços nos diversos mercados, a partir de estudos da ação conjunta de oferta e demanda, analisando as nuances de mercado e suas variações;
  • Promover a realização de estudos e pesquisas nas áreas de modelagem macroeconômica, acompanhamento e análise conjuntural, comércio exterior e economia internacional, finanças públicas e previdência social;
  • Promover a cooperação técnica do Centro de Pesquisas Econômicas e Mercadológicas (CEPEM) com instituições congêneres, governamentais e não governamentais;
  • Acompanhar os acordos de cooperação técnica, promover a capacitação técnica e institucional para o planejamento e avaliação, e executar as atividades de desenvolvimento e disseminação de informações e conhecimentos gerados.
  • Treinar e capacitar estudantes dos cursos do UNIALFA nas áreas de pesquisa para que sejam formadores de opinião;
  • Desenvolver junto às áreas pesquisadas modelos e metodologias que venham agregar valor e conhecimento, fazendo com que o CEPEM seja instrumento de formação de grupos de estudo.

Areas de Operação

Comércio Varejista

O desempenho dos diversos seguimentos do comércio varejista encontra-se entre os primeiros e mais importantes sinais de aumento ou redução das atividades econômicas de um país. Assim, os indicadores desse desempenho são de grande importância como termômetro da atividade econômica, tornando-se um parâmetro fundamental para tomada de decisão estratégica pelas entidades governamentais, industriais e também pelo próprio comércio.

Comércio Atacadista

Empresas comerciais são aquelas que desenvolvem atividades mercantis, que consistem na compra e venda de mercadorias ou ainda naqueles atos que imprimem feição característica ao comércio. Encaixam-se na clássica definição daquelas que realizam atos de mediação entre produtor e o consumidor, com habitualidade e finalidade lucrativa.

Logistica Empresarial

Tem como objetivo o monitoramento contínuo da qualidade do serviço de distribuição física da indústria de bens de consumo ao comércio varejista. Os serviços oferecidos visam a disponibilizar diversas informações, considerando a percepção do comércio varejista, com relação a:

A. A importância relativa do Serviço de Distribuição Física na decisão de compra do comércio;
B. A importância relativa das nove dimensões do Serviço de Distribuição Física:

  • A disponibilidade de produto;
  • O tempo de ciclo do pedido;
  • A consistência do prazo de entrega;
  • A freqüência de entrega;
  • A flexibilidade do sistema de distribuição;
  • O sistema de informação de apoio;
  • O sistema de remedição de falhas;
  • O apoio na entrega física;
  • O apoio no pós-entrega;

C. O Nível de Serviço para as variáveis de cada dimensão, considerando:

  • A expectativa do varejista;
  • O desempenho geral do mercado;
  • O desempenho do melhor fornecedor.

Área Financeira

O mercado brasileiro vem sofrendo profundas transformações nos últimos anos com o desenvolvimento de novos instrumentos financeiros, a presença de participantes mais sofisticados e transações mais complexas. Em um contexto de abertura e desestatização, competidores internacionais estão transformando setores, antes ocupados apenas pelo Estado, em mercados extremamente competitivos. Somente por meio de pesquisas é que as empresas terão acesso às novas e mais sofisticadas ferramentas de análise e decisão.

Produção Industrial

A produção de bens de consumo semi-duráveis e não duráveis se acelera desde o início de 2005, e a de bens duráveis, ainda que perdendo ritmo, expande-se bem acima da média industrial. Estas pesquisas servem de base para determinar o ritmo da produção individual, notadamente o ritmo do PIB do setor.

Terceiro Setor

O Terceiro Setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e/ou privados. Elas têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. Exemplos de organizações do Terceiro Setor são as organizações não governamentais (ONGs), as associações e fundações.

  • Estado: Primeiro Setor;
  • Mercado: Segundo Setor;
  • Entidades da Sociedade Civil: Terceiro Setor.

Instituições Públicas/Privadas

Reunir informações regionalizadas sobre a estrutura das receitas, despesas e investimentos das empresas públicas (por natureza e atividade econômica) no âmbito federal, estadual e municipal. As instituições públicas são:

  • Federais - mantidas e administradas pelo governo federal;
  • Estaduais - mantidas e administradas pelos governos dos estado;
  • Municipais - mantidas e administradas pelo poder público municipal.

Já as instituições privadas são:

  • Instituições privadas com fins lucrativos ou Particulares em Sentido Estrito são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Sua vocação social é exclusivamente empresarial.

A instituições privadas sem fins lucrativos (quanto a sua vocação sociail) podem ser:

  • Comunitárias: incorporam em seus colegiados representantes da comunidade. Elas são instituídas por grupos de pessoas físicas, ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora, representantes da comunidade;
  • Confessionais: Constituídas por motivação confessional ou ideológica. Elas são instituídas por grupos de pessoas físicas, ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendam à orientação confessional e ideológica específicas;
  • Filantrópicas: Aquelas cuja mantenedora, sem fins lucrativos, obteve junto ao Conselho Nacional de Assistência Social o Certificado de Assistência Social. São as instituições de educação ou de assistência social que prestem os serviços para os quais foram instituídas e os coloquem à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem qualquer remuneração.

Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário

Produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do emprego e dos salários nas atividades industriais, sobre pessoal ocupado assalariado, admissões, desligamentos, número de horas pagas e valor da folha de pagamento em termos nominais (valores correntes) e reais (deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA). Ela tem como unidade de coleta as empresas que possuem unidades locais registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e reconhecidas como industriais pelo Cadastro Central de Empresas do IBGE.

Produção Agropecuária

A agricultura e a pecuária são classificadas como intensivas ou extensivas, em função do grau de capitalização e do índice de produtividade que alcançam. Essa classificação não é relacionada ao tamanho da área de cultivo ou de criação. Nas propriedades onde a produtividade é elevada e os investimentos realizados permitem que se produza indefinidamente na mesma área, a agricultura é intensiva. Nas propriedades nas quais são aplicadas técnicas rudimentares e são apresentados baixos índices de exploração da terra, além de uma baixa produtividade, a agricultura extensiva é praticada.

É importante notar que essas definições não estão associadas ao tamanho da propriedade. Uma pequena propriedade, com utilização de mão-de-obra familiar, pode apresentar elevados índices de produtividade. Um grande latifúndio pode ter baixos índices de produtividade. Na pecuária, esses conceitos estão associados ao número de rezes por hectare. A pecuária é considerada intensiva se houver mais de uma cabeça de gado solta por hectare, os animais forem vacinados e receberem ração.


Estudos

Grau de satisfação

Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes, exigentes, seletivos e possuem o poder de construir ou destruir empresas e influenciar quem com elas transacionam (Souza, 2000). Clientes são as pessoas que compõem e fazem mercados.

Desta forma, uma empresa deve conhecer claramente qual é seu mercado-alvo, quem são de fato seus clientes e como tomam suas decisões. As questões acerca da satisfação dos clientes surgem do próprio conceito de Marketing, que busca incessantemente a adequação entre o que é oferecido pela empresa e o que os clientes necessitam ou desejam (Saraiva, 2002). 

Dimensionamento de mercado

Estudos de mercado:

  • Estudos completos de segmentação demográfica, psicográfica, identificação e dimensionamento de mercado;
  • Análise de concorrência de mercado: a Análise de Mercado apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e o quanto à empresa conhece (em dados e informações) o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A definição do mercado leva em conta.
  • Análise da Indústria/Setor: A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização está inserida. Inicia-se com a coleta de informação do setor ao qual pertence o produto/serviço. Essa informação é geralmente discriminada em termos dos objetivos e pode estar relacionada com a estrutura da indústria e do setor em termos estatísticos, práticas de marketing e o composto de marketing. Essa informação pode ser usada para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos;
  • Descrição do Segmento de Mercado: definido o setor em que atua e seu mercado geral, é preciso saber identificar e clarificar quais porções particulares, ou segmentos deste mercado são o alvo. O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade etc) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo. O mercado-alvo não é aquele que você gostaria, e sim, aquele que pode consumir o seu produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo mas também quantitativo do mesmo.
  • Análise de Motivação de Compras:

    1 - Pesquisas motivacionais - procedimento usado para descobrir as razões que levam as pessoas a consumir em determinados produtos ou serviços.
    2 - Flagrantes de compra - entendimento de motivos e razões de compra, no momento em que ela é efetuada.
    3 - Hábitos e atitudes - medida do nível de utilização e da imagem percebida do produto ou serviço e do fornecedor.

  • Análise SWOT do produto/serviço: Avaliar os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes em relação ao seu produto/serviço. Dessa maneira, será mais fácil tentar tornar os pontos fracos deles em oportunidades e melhorar seu produto/serviço de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e os riscos envolvidos. 

  • Análise da Concorrência: A concorrência deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à organização (nesse caso, a análise já ocorreu na etapa de planejamento estratégico). De que maneira o produto ou serviço pode ser comparado ao do concorrente? De que maneira ele está organizado? Ele pode tomar decisões mais rápidas do que você? Ele responde rapidamente a mudanças? Tem uma equipe gerencial eficiente? A concorrência é líder ou seguidor no mercado? Eles poderão vir a ser os seus concorrentes no futuro?

  • Análise do Mercado de Trabalho: esta é uma área em que pesquisas poderão contribuir com informações relevantes, consiste nos estudos sobre a desigualdade, com foco no papel do mercado de trabalho na geração ou na transformação das desigualdades. O mercado de trabalho brasileiro é muito mais um transformador de desigualdades que um gerador de desigualdades por meio da segmentação e da discriminação.

Outra importante contribuição que uma pesquisa poderá gerar é a análise sobre a amplitude, a tendência e a estrutura do desemprego em Goiás e no Brasil, incluindo suas dimensões: taxa de desemprego, duração média do desemprego entre os desempregados e duração média do desemprego na População Economicamente Ativa e a rotatividade. É possível aferir também informações no que concerne ao emprego de má qualidade, ou mesmo subemprego, com as questões tanto das baixas qualificação e remuneração, quanto da informalidade nas relações de trabalho, entre outros.

Análise competitiva das forças mercadológicas:

  • Gestão da Memória da Empresa - a identidade empresarial está diretamente ligada à memória que empresários, equipe e clientes têm da empresa. Grandes grupos empresariais são conhecidos e reconhecidos pela sua História;
  • Gestão Familiar Competitiva - pesquisa as variáveis de gestão afetadas pela condição de empresa familiar, e/ou condições do processo sucessório, identificando forças e fragilidades da gestão familiar e opções para melhoria dessa gestão;
  • Satisfação do Cliente - pesquisa o nível de satisfação do cliente, em relação às condições oferecidas pela empresa, o atendimento, o próprio serviço/produto;
  • Monitoração da Imagem Institucional - avalia o nível de reconhecimento do público alvo em relação às marcas desejadas pela organização (ou antimarcas). Pode ser relativa à imagem do gestor, da empresa ou de um serviço/produto;
  • Clima Interno / Melhores Empresas para Trabalhar (Great Place to Work) - pesquisa sobre a opinião dos empregados em relação ao nível de satisfação com a empresa (políticas, ambiente de trabalho, etc.), com a atuação do corpo gerencial, com seu próprio trabalho (função, condições oferecidas) e com a comunicação interna. Podem ser formatadas sob medida para o cliente, conforme variáveis prioritárias para ele, ou seguir o modelo pré-formatado do "Great Place to Work Institute";
  • Mapeamento de Variáveis de Competitividade (Análise da Concorrência) - mapeamento, num determinado segmento, das forças e fragilidades competitivas;
  • Estudo da Viabilidade de Empreendimentos - análise dos cenários do mercado, identificando variáveis de sucesso e fatores de restrição ao negócio.

Perfil do consumidor

Por meio deste tipo de pesquisa podem ser respondidas as seguintes indagações:

  • Como são os consumidores dos seus produtos e quais os seus estilos de vida?
  • Em que classe econômica os consumidores se posicionam?
  • Em que faixa etária os consumidores se concentram e como se dá o impulso para compra?
  • Que mídia os atinge?

Organização

Gerência Executiva
É responsável pelo planejamento, execução e controle dos projetos do CEPEM. Cabe a ele tomar as decisões e zelar pelo bom andamento do projeto.

Consultoria 
O consultor possui perfil com um elevado espírito de atualização (necessário para acompanhar as evoluções do mercado), auto-controle, auto-motivação, além de possuir uma boa capacidade de comunicação e de relacionamento humano (estabelece contatos com diferentes clientes, oriundos de setores e realidades diferentes). A par de todas estas características, este profissional tem uma notável capacidade de análise, organização, decisão e de liderança, assim como grande apetência para a criatividade.

Divisão de Projetos Mercadológicos 
Identificar nichos de pesquisas em conjunto com outros cursos do UNIALFA; 
Criar projetos de pesquisas demandados pelo mercado; 
Criar projetos de pesquisas internos; 
Criar projetos demandados pelo Grupo José Alves.

Divisão de Pesquisa de Campo e Coleta de Dados 
Equipe de Criação Metodológica: equipe de professores pesquisadores que irão trabalhar no intuito de formatar modelos de pesquisas a serem transformadas instrumentos de análise de resultados.

Equipe de criação de questionários
Esta equipe terá com objetivo a formatação de questionários, utilizando a metodologia criada pela equipe de criação de modelos, adequando e testando estes questionários até sua validação.

Recrutamento e Treinamento dos Pesquisadores:
Será formada uma equipe de campo, que participarão de treinamento para vários tipo de pesquisa, serão supervisionados por um monitor, que acompanhará os entrevistadores em campo e em viagens caso seja necessária.

Equipe de Controle
Esta equipe terá como finalidade analisar todas as pesquisas já aplicadas, validar ou rejeitadas aquelas que estiverem fora dos padrões exigidos pela metodologia construída; encaminhar para que sejam refeitas caso não alcance o número suficiente para garantir o número mínimo dentro dos cálculos por amostragem, caso seja o caso; controlar os prazos de entrega das pesquisas com o intuito de garantir um padrão de qualidade; analisar o grau de risco existente em cada pesquisa e monitorar as pesquisas em andamento.

Equipe de tabulação
Esta equipe é composta por um grupo de professores e alunos, com experiência em tabulação de dados utilizando o SPHINX ou SPSS, disponibilizados pelo UNIALFA, para aprendizado e treinamento de alunos. Estes programas são dotados de tabulações econométricas e estatísticas, propiciando maior confiabilidade no processo.

Equipe de Análise/Apuração e interpretação de resultados
Esta equipe é formada por professores juntamente com equipe de apóio do CEPEM.

Validação de resultados 
Após análise de todos os resultados obtidos, levando em conta as variáveis desejadas, a equipe ou o professor responsável pela pesquisa poderá validá-la ou não, de acordo com as normas e padrão de qualidade exigidos pelo UNIALFA.

Divulgação de resultados 
A divulgação dos resultados será feita pelo UNIALFA ou pelo patrocinador (Cliente) que encomendou a pesquisa.

Fim do processo 
Arquivamento de resultados para auxiliar em futuras pesquisas, banco de dados para Artigos e outros Estudos Científicos.


Contato

Entre em contato com o CEPEM para tirar dúvidas e marcar entrevistas com os representantes do Centro.
E-mail: cepem@unialfa.br