Notícias

O conhecimento financeiro não vai mudar sua vida em 2020

Publicado em 14/01/2020

*Prof. Me João Nunes

Tudo começou há dez anos, quando ingressei no mercado financeiro. Naquela época, eu tinha formado uma forte convicção de que a prosperidade financeira viria através do conhecimento profundo acerca das leis do dinheiro. Meu plano era simples: observar como os especialistas no assunto faziam e tentar levar aquele conhecimento na minha vida financeira.

Foi quando eu tive uma grande decepção ao perceber que muitos daqueles especialistas tinham uma vida financeira bem desorganizada. Em meu círculo de relacionamento tive contato com especialistas em seguros que não possuíam seguro do seu próprio patrimônio, planejadores financeiros reféns do cheque especial e até especialistas em investimentos que nunca conseguiam fazer um único investimento sem realizar o resgate no mês seguinte. Quando questionava o motivo, a resposta era sempre a mesma: "Sei o que tenho de fazer, mas o danado do dinheiro não sobra". 

Por outro lado, percebi que algumas pessoas que não tiveram acesso ao ensino formal conseguiam estabelecer uma relação muito próspera com o dinheiro, gastando menos do ganhavam e com isso realizavam investimentos ao longo da vida. Certa vez perguntei a um agricultor familiar semianalfabeto como ele conseguia prosperar financeiramente diante de todas as dificuldades, e ele me respondeu: "Eu sempre guardo um pouco do que ganho desde que me entendo por gente, afinal, eu não sei o que me espera amanhã".

Qual a grande lição que tive com toda essa história? Que conhecimento financeiro e comportamento financeiro não possuem relação direta. Os estudos científicos recentes comprovam essa minha intuição. 

Hoje, dez anos depois e, por fim, especialista em investimentos, entendo a sabedoria nas palavras daquele agricultor que, traduzindo para uma linguagem técnica seria: "Sou disciplinado frente à minha estratégia de investimentos de longo prazo, e prezo pelo gerenciamento de risco da minha carteira de ativos".

Então, se você quer realmente mudar sua vida financeira em 2020, não se atenha a estudar sobre como fazer isso, coloque a mão na massa prepare-se para a mudança de hábitos e não ignore o básico:  a diferença entre o que se ganha e o que se gasta se chama liberdade. 

João Nunes - É professor da UNIALFA com mestrado em finanças e empreendedorismo. É especialista em investimentos com 10 anos de experiência no mercado financeiro.