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Você tem perfil de empreendedor?

Publicado em 27/04/2020

Por Jhonatas Luis

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, mas enfrentar a alta competitividade do mercado não é fácil. Segundo o IBGE, cerca de 316,6 mil empresas brasileiras fecharam entre 2014 e 2017. A pesquisa aponta ainda que 6 em cada 10 empresas abertas em 2012 encerraram atividades em 5 anos. Diversos fatores estão relacionados à sobrevivência de um negócio, como o mercado, a área de atuação e a gestão. E meio aos desafios presentes no empreendedorismo nacional, sua empresa seria capaz de sobreviver? Confira algumas dicas que vão te ajudar a definir se você tem perfil de empreendedor.

Visão estratégica e de mercado

Independentemente do tipo de negócio, ele irá se manter somente se tiver uma boa gestão. E um dos principais fatores que determinam a qualidade de um gestor de negócios está ligado ao conhecimento desse profissional. Antes de investir em algum segmento, é fundamental ter familiaridade com ele. Conhecer os pontos fortes e fracos do setor, concorrentes e oferta de profissionais (que poderão ser contratados), por exemplo, são aspectos que devem ser considerados cuidadosamente. Além de fatores ligados ao mercado, é crucial ter conhecimentos sobre gestão e visão estratégica, habilidades fundamentais para gerir pessoas, produtos/serviços e recursos financeiros.

Espírito de liderança

Como é seu relacionamento com as pessoas? Consegue se posicionar de forma consistente? Já liderou pessoas para alcançarem um objetivo em comum? Essas são reflexões que devem ser pensadas na hora de montar um negócio. O empreendedor não deve ser somente chefe, mas também o líder das pessoas que trabalham na empresa. Afinal, a menos que não tenha funcionários, você deverá ser capaz de: delegar atividades, resolver conflitos, cobrar resultados, reconhecer o trabalho dos outros, e tudo aquilo que envolve a gestão de pessoas.

Humildade e autocrítica

A cobrança de resultados não deve ser aplicada apenas aos funcionários, mas também o gestor do negócio. É necessário reconhecer os próprios erros e ter uma visão analítica também sobre a sua atuação. Alguns questionamentos que podem ajudar a refletir a respeito são: Estou alcançando os objetivos que tracei? Minha equipe está sendo bem direcionada? O valor dos produtos que vendo condizem com a qualidade deles? Estou atualizado sobre o mercado que atuo? Além de conseguir se auto avaliar, dar espaço para outras pessoas sugerirem mudanças é essencial. Em muitas situações, são os clientes e funcionários que enxergam oportunidades de melhoria tanto para os produtos quanto para a própria empresa.

Determinação e compromisso

A pesquisa do IBGE aponta que mais de 50% das empresas encerram suas atividades em até 5 anos. Ou seja, empreender não é para qualquer um. Além daquilo que já pontuamos, um fator que pode fazer toda a diferença é o esforço que se faz para "fazer dar certo". Ter o próprio negócio é o desejo de muitos, mas é crucial ter disciplina e comprometimento para isso. Montar uma empresa não acontece de uma hora para outra, afinal é preciso planejar todos os aspectos do negócio para ter certeza de que ele é viável. Da mesma forma acontece para manter uma empresa funcionando, já que sempre haverá imprevistos e dificuldades para serem superados. Além disso, é fundamental se manter atento às mudanças que ocorrem no mercado e no segmento que atua, fator que exige que o gestor atualize seus conhecimentos constantemente.

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