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Marketing de Influência e coronavírus

Publicado em 08/04/2020

Basta ligar a TV ou abrir os jornais para saber da crise mundial relacionada à saúde que assola o mundo, criada pelo novo coronavírus. Esse vírus surgiu na cidade de Wuhan na China, onde começou a fazer as suas primeiras vítimas. No entanto, ele já é um velho conhecido da humanidade.

O coronavírus é um conjunto de mais de 7 vírus, sendo, por essa razão, muito forte e está diretamente relacionado ao sistema respiratório humano. Entre as doenças causadas, está a Síndrome Respiratória Aguda Grave (conhecida pela sigla SARS, em inglês), também ocasionada por um coronavírus, e que matou 774 pessoas das 8.098 infectadas em uma epidemia que começou na China em 2002.

O que acontece atualmente é que uma nova versão do coronavírus foi desenvolvida na natureza e infectou os seres humanos na China, sendo transmitida para o restante do planeta. A disseminação do COVID-19 gerou impactos socioeconômicos em todo o mundo. Com a necessidade do isolamento social para conter o avanço do vírus, grandes e pequenos negócios precisam se reposicionar para sobreviver.

O mercado de Marketing de Influência identificou que, diante desse cenário, as pessoas estão ficando mais tempo online. Mais tempo em frente às telas acaba demonstrando maior interesse em compras e consumo de conteúdo, conforme pesquisa realizada pela YOUPIX.

O estudo observou que 68% das empresas consideram estratégico o Marketing de Influência para seu negócio. Sua importância para superação da crise se dá porque essa modalidade de marketing consegue focar em conscientização e construção de confiança.

Então, o que você pode aprender com o movimento desse mercado diante de uma crise que afeta economicamente a maioria dos negócios?

Fortaleça o relacionamento com o cliente

Com maior interesse em compras e consumo de conteúdo, é hora de fortalecer seu relacionamento com o consumidor. Um dos segredos dos influenciadores e criadores de conteúdo é se colocar à disposição para ouvir. Como profissional autônomo, marca, negócio local ou grande empresa, é seu dever entender o que o seu público espera de você nesse momento. É dessa forma que sua estratégia de vendas se torna mais qualificada e com maior chance de resultado positivo.

Oportunidade X oportunismo

Com exceção dos profissionais de Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, os demais precisaram se adaptar ao trabalho remoto. Nesse momento, algumas pessoas podem confundir oportunidade com oportunismo, como superfaturar os preços em máscaras de tecido. Se não há espaço para outro assunto nas redes sociais, os próprios influenciadores, criadores de conteúdo e instituições de ensino adaptaram seus conteúdos para manter suas comunidades bem informadas. Isso é gerar valor e seguir engajado com o público-alvo.

Não finja que nada está acontecendo

Os consumidores esperam que você e seu negócio, independentemente do ramo do produto ou serviço que ofereça, participem dessa pauta de alguma forma. Marcas de refrigerante e detergente aproveitaram suas linhas de produção para fazer álcool gel e distribuir em hospitais.

O mais importante, durante esse período de pandemia do coronavírus, é ser relevante para sua comunidade e ter um discurso alinhado aos valores do seu negócio. Ou seja, ter uma comunicação verdadeira com o público.

Fontes: insidedigital.com.br e startupi.com.br