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Como a sua empresa se comunica?

Publicado em 01/10/2019

Existe uma expressão bastante comum no campo da Comunicação: "Tudo comunica!" Isso quer dizer que ações (ou a falta delas) passam uma mensagem mesmo que não seja o nosso desejo. Nas organizações, a comunicação geralmente é vista como um "acessório" do setor de Marketing e/ou Comercial. Entretanto, saber se relacionar com os públicos de uma empresa deve ser uma preocupação de todos.

Seja a comunicação verbal (falada ou escrita) ou a não-verbal (gestos, atitudes, visual), ambas devem receber a devida atenção dos gestores das empresas. Administrar corretamente a comunicação com stakeholders (público-alvo) pode gerar resultados surpreendentes para qualquer negócio. Abrir um canal de atendimento pelo Whatsapp, por exemplo, pode facilitar e estimular o contato dos clientes com a empresa. Outro ponto que deve receber destaque é a comunicação com os funcionários, tendo em vista que eles são os grandes defensores da marca. Quer saber mais? Então confira algumas dicas sobre gerenciamento da comunicação com stakeholders que vão fazer o seu negócio decolar!

Sempre informar os funcionários

Já citamos que as pessoas que trabalham em uma empresa são consideradas defensores da marca. Mas sabe por quê? Os funcionários são aqueles que estão diretamente lidando com os clientes do negócio, e que efetuam a venda de um produtos ou realização de um serviço. Dessa forma, os colaboradores que estão sempre atualizados sobre a empresa têm maior propriedade para desenvolver seu trabalho, garantindo maior satisfação dos clientes. Um funcionário bem informado sobre a nova política de cobrança da empresa, por exemplo, estará mais bem preparado cobrar clientes inadimplentes, evitando atritos desnecessários.

Mantenha um relacionamento com os clientes

Muitas empresas pensam apenas na venda de um produto ou serviço, mas se esquecem que de fazer um "pós-venda". Saber o que o cliente achou de pontos positivos e negativos do produto, por exemplo, pode ajudar a empresa a melhorá-lo. Além disso, alguém que efetuou a compra de um produto em um lugar, não necessariamente irá voltar, mesmo que esteja com um valor mais barato. Enviar um e-mail informando sobre o lançamento de uma nova coleção para um cliente que comprou uma camisa, por exemplo, ajuda o consumidor a se lembrar da loja, aumentando as chances de um retorno.

Networking com fornecedores é essencial

Já parou para pensar como o seu concorrente consegue cobrar mais barato pelo mesmo produto que o seu? Talvez a resposta seja networking! Quando se pensa em comunicação, geralmente os fornecedores de um negócio são desconsiderados do planejamento. Entretanto, manter uma relação saudável com eles pode facilitar na hora de pedir um "desconto camarada", o que pode fazer a diferença nas vendas. Além disso, manter uma comunicação de mão dupla com os fornecedores pode gerar "exclusividade" para um produto que seu fornecedor esteja lançando no mercado, fazendo com que o seu negócio saia na frente da concorrência.

Não esqueça da mídia

É claro que você já ouviu falar que a mídia é o 4º poder. De fato, ela tem a capacidade de construir ou destruir qualquer negócio. Caso haja alguma falha de produção em uma indústria alimentícia, por exemplo, é provável que a imprensa noticie. Mas se essa fábrica tiver um histórico de negligência em relação aos veículos de comunicação, é quase certo que a mídia ressalte ainda mais o lado negativo do caso. Manter uma política de "portas abertas" à imprensa facilita no momento de uma crise institucional, pois a empresa terá maior receptividade da mídia para se posicionar e esclarecer o ocorrido.

Comunicação integrada é fundamental

Um funcionário passa um valor para o cliente por telefone, mas o site mostra outro preço e a página do Facebook afirma haver uma promoção que já acabou. Já sabemos onde isso vai parar, né? A comunicação com stakeholders deve sempre ser estratégica e pensada de forma integrada. Isso quer dizer que as diferentes formas de se relacionar com o público devem ser condizentes umas com as outras. Divulgar o lançamento de um produto nas redes sociais sem antes informar e preparar os funcionários para vendê-lo pode ser um esforço em vão. Todas as ações que envolvem a comunicação de um negócio devem estar em sintonia para que ela seja consistente e transmita uma mesma mensagem.

Aqui vai uma dica bônus: com o MBA em Gerenciamento de Projetos e Inovação da UNIALFA você conta com uma formação completa para você gerenciar a comunicação com os stakeholders e muito mais!

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