Notícias

Gerenciamento de projetos e design thinking

Publicado em 30/09/2019

O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que acelera a inovação e permite o desenvolvimento de soluções para problemas complexos. Essa abordagem tem como foco o ser humano para resolver problemas e, consequentemente, resultar em inovação.

A gestão de projetos é um componente importante do cotidiano de qualquer negócio. Todas as empresas que entregam produtos e serviços de qualidade devem ter uma boa metodologia e executar uma gestão de projetos eficaz e inteligente.

As empresas precisam prezar por uma série de métodos, processos e abordagens que vão otimizar a gestão de projetos. Vários conceitos podem ser aplicados para que seja mais ágil, eficaz e resulte em uma entrega melhor. Por isso, a busca pela inovação é o caminho certo para tornar a gestão de projetos mais eficiente.

Nos negócios, a inovação acontece quando os profissionais conseguem fazer algo que vai de fato mudar positivamente a vida de outras pessoas, sejam elas clientes, colegas de trabalho ou a própria sociedade.

Como se diferenciar?

O mercado atual é extremamente competitivo, exigente e impiedoso. Enquanto há alguns anos a inovação era algo distante na realidade das empresas, hoje ela é uma necessidade. Empresas e pessoas que não inovam ficam para trás. Por isso, precisamos estar sempre inquietos, em movimento, e buscando ser e fazer diferente.

Gerentes de projeto precisam sempre trabalhar controlando situações, seguindo prazos e processos. Mas isso não significa que eles precisam ser rígidos e agir apenas pelas normas do PMbok. Pelo contrário!

O perfil do gestor de projetos também envolve criatividade, versatilidade e uma capacidade superior de entendimento de pessoas e seus problemas. Assim, inovar é muito mais inerente a esse profissional do que pode parecer.

Ele é, portanto, uma forma de propor soluções e melhorias se amparando nos conceitos do design, que busca caminhos mais curtos e eficientes passando sempre pelo que as pessoas precisam.

Design thinking

Na prática, a relação entre as etapas do processo de design thinking e da gestão de projetos podem ser resumidas assim:

  • Problema: o início do design thinking é o entendimento profundo do problema que será resolvido. Na gestão de um projeto, essa etapa é também primordial para garantir resultados na entrega final. Então funciona como um jeito de se aproximar de uma questão complexa, entendê-la a fundo e propor soluções inovadoras para gerar valor de verdade;
  • Pesquisa: no design thinking a pesquisa é uma etapa para basear o trabalho que vai ser feito no projeto. Nada de achismos - procure embasar tudo em informações concretas, a fim de avançar mais tranquilamente e com resultados melhores pelo projeto todo. Conversar com as pessoas envolvidas é imprescindível;
  • Ponto de vista: talvez a mais difícil das etapas, é no ponto de vista em que voltamos munidos de informações e insights para rever o objetivo inicial. Na gestão de um projeto, isso é importante para poder realinhar eventuais concepções equivocadas do escopo inicial;
  • Ideação: sabendo o que precisa ser feito, como podemos fazer? Design thinking e gestão de projetos novamente se unem para levantar hipóteses e ideias para encontrar os melhores caminhos e ter um resultado final de sucesso;
  • Prototipagem: durante qualquer projeto chega a hora de colocar a mão na massa. Empresas que entendem e praticam o design thinking vão certamente conceber vários protótipos durante um projeto.
  • Teste: e o que fazer com um protótipo? Testá-lo! O natural agora é colocar o trabalho em jogo para validar seu valor através de testes. Dessa forma, baseado nas possibilidades levantadas, é mais fácil acertar no produto final de qualquer projeto.

Unindo os dois conceitos, o gerente de projetos vai conseguir um maior entendimento do problema a ser resolvido. Em seguida, ele vai resolvê-lo e entregar o projeto de forma mais ágil, com uma melhor gestão de recursos e de forma que o resultado final seja muito mais aderente à necessidade das pessoas a quem ele se destina.

Fonte: Revista Exame e Escola Design Thinking

Para mais informações sobre esse curso, fale direto com nosso consultor.

FALAR COM O CONSULTOR