Notícias

Como o planejamento tributário influência nos negócios?

Publicado em 13/05/2021

O Brasil sofre com as consequências da crise econômica mundial. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), o país atingiu a maior taxa de desemprego desde 2012. Estes números refletem as consequências do fechamento de empresas, durante este período de pandemia da COVID-19. Para frear o aumento desses casos, é necessário que haja um planejamento tributário na empresa.

Este profissional é responsável por cuidar da saúde financeira dos negócios. Maria Regina Lima, coordenadora do MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário da UNIALFA, explica que o auditor fiscal atua diretamente na parte tributária de uma empresa. "Ele fiscaliza impostos e a contabilidade da corporação, instaura processos administrativos, além de prestar orientação sobre legislação tributária."

Apto a atuar em empresas públicas e privadas, este especialista tem por objetivo evitar fraudes relacionadas as obrigações fiscais da corporação. Para Maria Regina, a inteligência tributária é fundamental para reduzir os custos, aumentar os ganhos e aumentar competitividade da empresa.

Ela ressalta que através da legislação, o auditor fiscal percebe quais os pontos fortes e fracos de uma empresa e de que forma pode trabalhar. "O planejamento é essencial. O profissional consegue enxergar o que este tá gerando lucro e gasto dentro de uma corporação e o que é necessário mudar."

Para contribuir com o avanço da economia brasileira, o Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA oferece o MBA em Auditória Fiscal e Planejamento Tributário. O curso é destinado a profissionais de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Tecnologia da Informação e investe no ensino teórico-prático para desenvolver ações reais relacionadas ao planejamento tributário.

Conheça o MBA em Auditória Fiscal e Planejamento Tributário