Objetivo do curso
Capacitar e habilitar docentes na utilização de estratégias, planos didáticos, recursos e ambientes pedagógicos que permitam aprofundar a reflexão sobre processos educativos, respeitando e considerando as necessidades dessa faixa etária.
Público-alvo
O curso destina-se aos profissionais das áreas de Educação, particularmente professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas e privadas, bem como demais interessados.
Perfil do egresso
O perfil do egresso do professor em Educação Infantil pode variar de acordo com a formação e a experiência do profissional, espera-se que os egressos tenham as seguintes características:
- Conhecimento em teorias e práticas da Educação Infantil, bem como em desenvolvimento humano, psicologia da infância, linguagem e comunicação, entre outros temas relacionados;
- Habilidade para planejar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adequadas ao desenvolvimento cognitivo, socioemocional, motor e linguístico das crianças na faixa etária de zero a seis anos;
- Capacidade de observar e registrar o desenvolvimento e o desempenho das crianças, a fim de avaliar seu progresso e orientar sua aprendizagem.
Mercado de trabalho
Atuar em locais voltados para a aprendizagem, que promovam a construção de ambientes e relações para o desenvolvimento da autonomia física, cognitiva, afetiva e moral de crianças de zero a cinco anos. Esses espaços podem oferecer desde educação formal, como em creches e escolas, até educação não formal, como em parques, museus, ONGs, entre outros.