Graduação em Gestão Comercial
Visando atender as necessidades sociais e profissionais de pessoas que estão vivendo diante de novas concepções do mundo comercial, de sociedade econômica e de ser humano é que se propôs a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EAD. Isto se deve à necessidade de formação continuada para os profissionais que buscam aperfeiçoamento nas questões referentes à gestão de empresas e que atuam no Comércio.
Perfil
- Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos;
- Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado;
- Planeja pesquisas de mercado;
- Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes;
- Gerencia sistemas de informações comerciais;
- Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente;
- Gerencia a área comercial de uma organização. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Objetivo do curso
Desenvolvimento de competências relacionadas à gestão comercial, por meio de ferramentas e técnicas de gestão e da atenção a princípios de qualidade no atendimento ao cliente, de modo a possibilitar a liderança e motivação de equipes, assim como a formulação de estratégias e políticas comerciais para as organizações.
Objetivos específicos
- Realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária;
- Elaborar análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado;
- Planejar pesquisas de mercado;
- Desenvolver relacionamentos pós-venda com clientes;
- Gerenciar sistemas de informações comerciais;
- Definir métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente;
- Gerenciar a área comercial de uma organização;
- Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;
- Compreender a importância da estratégia no mundo corporativo, bem como tomar conhecimento das ferramentas e análises estratégicas;
- Compreender as especificidades do Direito do Consumidor para o atendimento às normas legais quanto a entrega do produto e/ou serviço;
- Articular e decidir sobre as vendas em negócios diversos;
- Elaborar previsões e orçamentos de vendas;
- Conhecer os canais de distribuição, as formas de distribuição física e as modalidades de transporte.
Atuação no mercado de trabalho
- Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais;
- Empresas de comercialização de insumos;
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
- Empresas prestadoras de serviços de consumo final;
- Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.