O Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA inaugura o primeiro ponto de abastecimento para carros elétricos em uma instituição de ensino em Goiânia. O projeto, idealizado pelo gerente corporativo de operações do Grupo José Alves, Wagner Guedin, reforça um compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.
A ideia surgiu durante a instalação das usinas fotovoltaicas para os Centros de Distribuição da Coca-Cola Bandeirantes. Inicialmente, o objetivo era desenvolver um pequeno projeto de energia fotovoltaica para fins didáticos. No entanto, em parceria com o fornecedor, surgiu a sugestão de criar a Vaga Verde.
A Vaga Verde é composta por um kit de nove placas solares que geram energia para a UNIALFA em um sistema chamado zero grid, no qual a energia gerada é instantaneamente consumida na unidade. Junto com essas placas, foi instalado um carregador elétrico para carros.
Segundo o coordenador de inteligências e operações do Grupo José Alves, Arthur Alves Hamu, este ponto de abastecimento não só fornece energia limpa e sustentável, mas também serve como um modelo de estudo. “Ele permite que alunos e visitantes vejam na prática como funciona um carregador veicular e um sistema fotovoltaico”, destaca.
A cobertura é formada por nove painéis de 505Wp e três micro inversores de 1500W, totalizando uma potência de 4,54kWp. O carregador veicular possui uma potência de 12kW, tornando-o eficiente e rápido para o abastecimento de veículos elétricos.