Graduação em:

Jornalismo

R$ 44,90*

EAD

4 anos / 8 semestres (Bacharelado)

Dúvidas?

Edit Content

Perfil

Um profissional competente que domina, com rigor e independência, veracidade e precisão, espírito inovador e raciocínio crítico, a língua pátria e todas as técnicas e fazeres no processo da produção jornalística. Jornalismo é a atividade de coletar, apurar e transmitir para a sociedade informações sobre fatos, acontecimentos, ideias e pessoas.

O Jornalista é o profissional responsável por realizar esse processo de forma organizada, didática e verdadeira, utilizando diversos meios de comunicação, como: Televisão, Rádio, Jornais, Revistas e Internet. Um bom jornalista deve ter prática em ambientes variados, seja na web ou nas redes sociais, e estar em sintonia com o que há de mais novo e avançado no mercado da comunicação.

 

Objetivo do curso

O jornalista é o profissional que reúne, investiga e analisa informações para, no final, transformar o resultado em notícia. Entendemos que nosso propósito é preparar os estudantes para atuar em um cenário de constante transformação. Por isso, durante 4 anos, você recebe uma formação que reúne teoria e prática para ser capaz de produzir conteúdos qualificados.

 

Atuação no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o jornalista está aquecido, principalmente pelo crescimento das mídias digitais, abrindo uma ampla oportunidade para a carreira. Blogs, redes sociais, sites e portais ganharam bastante destaque, e isso faz o profissional assumir a função de produzir conteúdos e de gerenciar os canais.

Além disso, o futuro do mercado de trabalho em Jornalismo já pode ser visto: os jornalistas têm um papel fundamental de fornecer informações verdadeiras, com a função de combater fake news. É possível exercer as funções em jornais, rádio e TV, além de produção de informação específica para aparelhos móveis.

 

*Valor da mensalidade nos três primeiros meses. Os valores são para pagamentos em 1° faixa (desconto de faixa + desconto comercial) aos ingressantes do semestre letivos de 2023.34.

Edit Content

Doutor(a) Patrícia Quitero Rosenzweig

Doutora em Arte e Cultura Visual PPGACV/FAVUFG (2021) , mestre em Cultura Visual, na área de concentração em Processos e Sistemas visuais PPGAV/UFG (2008), especialista lato sensu em Planejamento Educacional UNIVERSO (2003) e bacharel em Comunicação social: Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP (1996). Atua há 23 anos na carreira docente. Desde 2006 trabalha como professora Assistente II na Pontificia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Em 2016 iniciou como professora III no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) ministrando disciplinas na área de criação publicitária, produção audiovisual, live marketing, metodologia e eventos, planejamento e gestão, além orientação de TCCs. Atualmente (2021/2022), coordena os Cursos de Graduação Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo na UNIALFA - unidade Perimetral e Bueno. Autora do livro Personalidades Construídas no Cinema Documentário - publicado pela editora CRV (2019). Foi coordenadora pedagógica do curso de Graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda na Faculdade Cambury (2004-2005), coordenou o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Goiás no período de 2006-2009 e curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda na PUC Goiás no periodo de 2009-2010. Mercadologicamente atuou na Divisão de comunicação e marketing da PUC Goiás (2011 - 2013) implantementando a comunicação das redes sociais da insituição. Coordenou cursos presenciais de Pós-graduação lato sensu: Especialização em Comunicação Estratégica (PUC Goiás - 5 turmas, 2011-2017) e Comunicação Audiovisual e Mídias Digitais (FASAM - turma 2015-2017).

Currículo Lattes

Edit Content
CH CR 1ª SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 LÍNGUA PORTUGUESA E GRAMÁTICA HISTÓRICA 
80 4 SOCIOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL
80 4 REDES SOCIAIS DIGITAIS
80 4 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 
80 4 INGLÊS INSTRUMENTAL 
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR I
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR II
TOTAL TOTAL  
440 22  
CH CR 2ª SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 CINEMA DOCUMENTÁRIO
80 4 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E JORNALISMO NO BRASIL
80 4 STORYTELLING APLICADA AO JORNALISMO
80 4 TÉCNICAS DE APURAÇÃO E PESQUISA JORNALÍSTICA
80 4 CIÊNCIAS POLÍTICAS
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR III
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR IV
TOTAL TOTAL  
440 22  
CH CR 3ª SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 ESTÉTICA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL
80 4 TEORIAS E PRÁTICAS JORNALÍSTICAS
80 4 TEORIAS E PRÁTICAS JORNALÍSTICAS PARA MEIOS IMPRESSOS
80 4 MARKETING DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS
80 4 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR V
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR VI
80 4 PROJETO DE EXTENSÃO I
TOTAL TOTAL  
520 26  
CH CR 4ª SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 TEORIAS E PRÁTICAS DA LINGUAGEM VISUAL: PLANEJAMENTO GRÁFICO PARA MEIOS IMPRESSOS E DIGITAIS
80 4 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
80 4 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
80 4 PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORIAL
80 4 DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E INCLUSÃO
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR VII
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR VIII
4 4 PROJETO DE EXTENSÃO II
TOTAL TOTAL  
520 26  
CH CR 5ª SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 REDAÇÃO E PRODUÇÃO PARA ÁUDIO (RÁDIO)
80 4 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA O METAVERSO
80 4 CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA MULTIMÍDIA
80 4 COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E TERCEIRO SETOR
80 4 COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR IX
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR X
80 4 PROJETO DE EXTENSÃO III
TOTAL TOTAL  
520 26  
CH CR 6º SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 AUDIOVISUAL PARA WEB
80 4 REDAÇÃO E PRODUÇÃO PARA VÍDEO (TV)
80 4 PLANEJAMENTO DE COBERTURA JORNALÍSTICA
80 4 RACIOCÍNIO LÓGICO, CRÍTICO E ANALÍTICO PARA TOMADA DE DECISÃO
80 4 PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR XI
20 1 PROJETO INTERDISCIPLINAR XII
80 4 PROJETO DE EXTENSÃO IV
TOTAL TOTAL  
520 26  
CH CR 7º SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 PRÁTICAS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA
80 4 SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
80 4 ILUSTRAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS 2D (TRATAMENTO DE FOTOGRAFIA)
80 4 DESIGN GRÁFICO E PLANEJAMENTO VISUAL
80 4 ANTROPOLOGIA DO CONSUMO E COOLHUNTING
120 6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
80 4 PROJETO DE EXTENSÃO V
TOTAL TOTAL  
600 30  
CH CR 8º SEQUÊNCIA SUGERIDA
80 4 PRODUÇÃO DE PROJETOS JORNALÍSTICOS
80 4 JORNALISMO DE DADOS
80 4 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA MULTIPLATAFORMAS
80 4 DISCIPLINAS ELETIVA (TRANSFORMAÇÃO DIGITAL)
80 4 TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
120 6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
80 4 PROJETO DE EXTENSÃO VI
TOTAL TOTAL  
600 30  

Inscreva-se

Formas de inscrição disponíveis:

Vestibular Online

Resultado em 24h

ENEM

Utilize sua nota

Portador de Diploma

logo-unialfa

Unidade Perimetral

Unidade Perimetral
(62) 3272-5000
Av. Perimetral Norte, 4129
Vila João Vaz, Goiânia / GO
CEP 74445-190

Unidade Bueno

Unidade Bueno
(62) 3121-3236
Av. Mutirão, 2600 (esq. com T-9)
Setor Bueno, Goiânia / GO
CEP 74215-240