WEB Notícias / Notícias

No dia 05 de maio, milhares de bacharéis e estudantes dos últimos períodos de Direito irão participar da 2º fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nessa segunda etapa da prova, candidatos respondem a quatro questões dissertativas e elaboram uma peça profissional dentro de uma das sete áreas de atuação: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho e direito tributário.

Com um baixo índice de aprovação (média de 16,79% nos últimos 10 anos), estima-se que mais de 650 mil bacharéis em Direito, tenham sido reprovados nos últimos três anos. Por causa do grande número de reprovações, não é de hoje que a prova da OAB é um assunto polêmico, que divide opiniões. Há os que defendam que o exame é um instrumento para avaliar se o futuro advogado está em condições de exercer o ofício da advocacia e os que criticam a prova, por acreditar que ela é apenas um meio burocrático para arrecadar dinheiro para a instituição.

Para a presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem (CEEO) da OAB-Goiás, Regina Gomes, a importância do exame se mostra relevante no momento em que existe uma grande diferença entre ser bacharel em Direito e ser advogado. “O bacharel em direito, conclui a sua graduação e recebe o seu diploma. Já o advogado está apto para os atos da profissão, verdadeiramente defensor, podendo prestar assistência jurídica, mediar conflitos e enfim, prestar um serviço jurídico de segurança para o cliente”, afirma.

Segundo Regina, outro motivo importante para a realização do Exame é que ele permite que o profissional do Direito seja corrigido, caso cometa algum erro. “O advogado que é inscrito na Ordem, se sujeita ao Estatuto da OAB, de maneira que em hipóteses de falhas comprovadas, ele pode ser disciplinado pela OAB”, afirma a presidente da CEEO.

Com a palavra, alguém que passou no Exame.

O advogado e professor de Direito Civil, Rodrigo Cabral, foi aprovado há seis anos no Exame e revela que a experiência foi a princípio um pouco assustadora, devido ao que as pessoas diziam sobre a avaliação.  “A prova é uma prova que exige do candidato, do aluno do Direito, um conhecimento em praticamente todas as disciplinas que ele estuda, mas na minha visão o aluno que tem um bom desempenho na faculdade, ou seja, que se dedica, ele não tem essa dificuldade toda que é vendida pro exame”, revela o advogado.

Rodrigo declara que não estudou para o Exame, mas, como professor, orienta que os alunos se preparem. “Para a primeira fase realmente é preciso estudar, buscar revisar estrategicamente as disciplinas mais curtas que pontuam as provas. Na segunda fase, aconselho buscar um cursinho, porque a banca exige questões mais específicas”.

Preparação para o Exame

A ansiedade para a prova é grande, e os candidatos estão se virando nos trinta para estarem preparados para o dia 05. É o caso da bacharel em Direito, Angel Chagas que tem estudado cerca de sete horas por dia. No entanto, mesmo com toda dedicação, a bacharel ainda não se sente preparada para o exame. “Minha expectativa pra prova não é muito boa, não estou otimista, já que o rigor é extremo”, declara Angel.

Colega de cursinho de Angel, a bacharel em direito Ana Paula Moreira acredita que uma das maiores dificuldades encontradas pelos candidatos é o fato das faculdades não prepararem os alunos para o Exame. “Apesar de saber que depende do aluno, eu acredito que as faculdades não dão o suporte necessário para realizarmos as provas”.

Outras dificuldades encontradas pelos candidatos do Exame da Ordem foram discutidas no programa Vida de Universitário dessa semana. Os professores universitários Thiago Cardoso e Guilherme Martins e a psicóloga Danúbia Borges conversaram com a nossa equipe e o resultado você pode conferir aqui.

PROGRAMA VIDA DE UNIVERSITÁRIO

Sobre o Exame da Ordem

O Exame da OAB é uma prova realizada a nível nacional pela Ordem, a fim de avaliar o conhecimento e os atributos dos bacharéis em Direito para o exercício da advocacia. Em outras palavras, é o requisito mínimo para o profissional com formação jurídica exercer a profissão de advogado.

A avaliação é realizada em duas etapas. Na primeira, os candidatos respondem a 80 questões de múltipla escolha, que abrangem todo o conteúdo estudado na universidade. Já na segunda fase são cobrados conhecimentos específicos do bacharel aprovado na primeira. Nessa etapa, é necessário optar pela área de interesse do candidato, que deverá responder questões dissertativas sobre o Exame e elaborar uma peça processual típica da área escolhida.

Quando realizar o Exame?

É recomendado que o bacharel em Direito que pretende atuar como advogado realizar a prova logo após a sua formatura, mas de acordo com o Edital da prova, os bacharelandos podem prestar o curso no último ano do Direito, ou seja no nono ou no décimo período da graduação.

Repescagem

O Conselho Federal da OAB introduziu, em 2013, importantes alterações na organização do Exame da Ordem com a publicação do Provimento 156/2013. Agora os candidatos que foram reprovados, não comparecerem ou por alguma razão foram eliminados do Exame, podem se inscrever para a repescagem e reaproveitar o resultado da primeira fase.

Ficou curioso? Saiba mais clicando aqui.

SEIS DICAS PARA SE DAR BEM NA SEGUNDA FASE DA OAB

E para encerrar, confira as nossas dicas para você arrasar no Exame. Desejamos a todos uma excelente prova! 

VÍDEO: SEIS DICAS PARA SE DAR BEM NA SEGUNDA FASE DA OAB