WEB Notícias / Notícias

Segunda data comemorativa mais importante para o comércio, o Dia das Mães só perde para o natal. Em 2018, as vendas em todo o país, cresceram 4% em relação a 2017, segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em 2019, a comemoração que acontece no segundo domingo de maio, será no próximo dia 12. 

Para o economista Aurélio Troncoso, neste ano, o aumento será ainda maior. “Eu acredito que deva ter 5 a 6% de aumento nas vendas no varejo, então o comerciante, ele pode esperar um aumento relativamente razoável, eu não digo de receita, mas de venda, pro varejista”, afirma Aurélio. 


Do segmento de assessórios, como relógios, óculos, entre outros, o comerciante Luis Renato Neves, garante que têm boas expectativas para o dia das mães, por se tratar de uma data que já é tradição no mercado varejista. “Como todo ano, as expectativas são excelentes. Nós esperamos um aumento de 15 a 20% na nossa média de vendas”, declara Luis.


De acordo com relatório emitido pelo site de ferramentas Google, roupas, sapatos e acessórios, correspondem a 33% das intenções de presentes para esse dia das mães, seguidos por celulares e smartphones (22), perfumes e cosméticos (16%), chocolates  e flores (14%), jóias  e bijuterias (13%) e eletroportáveis e eletrodomésticos (12%).


A estudante Gabriela Novaes faz parte dos 33% que pretendem presentear a mãe com roupas, sapatos e acessórios. Ela ressalta ainda as razões pelas quais deseja presentear a mãe. “Pretendo dar uma blusa ou uma sapatilha. Mas, com certeza darei alguma coisa, pois ela é a pessoa mais importante da minha vida e merece todo o reconhecimento”.


Já a arquiteta Thaila Alvina, acredita que o presente do Dia das Mães é uma forma de retribuição. “Eu gosto de sempre fazê-la feliz e presenteá-la é uma forma de retribuir todo o amor e carinho que ela sempre dedicou a mim”, declara Thaila, que junto com as irmãs, pretende pagar um procedimento estético para a mãe, como presente. 


O DIA DAS MÃES, SEGUNDO AS MÃES.
Para a costureira Jeisiane Lessa, o dia das mães será mais que especial. Será a primeira vez que ela comemorará a data, com a pequena Geovana nos braços. Em 2018, Jeisiane estava grávida e não tinha certeza sobre o que aconteceria a ela e a filha.


Durante o pré-natal Geovana foi diagnosticada com um raro problema no coração e os médicos não deram muitas esperanças, acerca do estado de saúde da criança. Mesmo aos 22 anos, Jeisiane mostrou o quanto uma mãe pode ser forte, quando se trata de lutar pela vida de um filho. 


Hoje, Geovana está com oito meses, e apesar de um rigoroso tratamento, é uma criança saudável e que superou a todas as expectativas dos médicos.


 “Esse é o meu primeiro dia das mães e sem dúvida vai ser bem especial. Conheci um amor maior do que o mundo e nessa data, ter a minha filha no colo, já é o presente mais maravilhoso. Não preciso de outro”, declara Jeisiane. 


CUIDADO NA HORA DE COMPRAR O PRESENTE!
O Dia das Mães é uma data muito especial, mas, nem por isso, algumas pessoas deixam de tentar tirar proveito da situação, vendendo produtos de má qualidade ou com preços muito acima do real. A assessora de Imprensa da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon), Gabriela Louredo explica o que é preciso analisar antes de realizar uma compra.


  “O cliente tem que avaliar três coisas, o que é que ele vai comprar o valor de mercado desse objeto e qual é a qualidade. É preciso avaliar porque na hora de compra, pode surgir alguém fazendo propaganda enganosa, um produto que não vale o valor que foi pago”, explica.


COMERCIANTE, SAIBA APROVEITAR O DIA DAS MÃES
O dia das mães é a segunda data mais importante para o comércio varejista e o programa Empreendedorismo em Ação dessa semana, conversou com alguns especialistas em marketing e publicidade e trás diversas dicas para que os comerciantes alavanquem as vendas e conquistem cada vez mais clientes.

NÃO FAÇA FEIO NO PRESENTE

O Dia das Mães já está chegando! Se você ainda não escolheu o presente daquela mulher que te deu a vida, o canal Papo Entre Raposas separou cinco dicas para ajudar você a fazer o dia da sua mãe muito mais feliz.