WEB Notícias / Notícias

13/05/2019

13 bibliotecas públicas para visitar em Goiânia

Cidade oferece acervos completos e gratuitos em vários bairros

 

Interior da Biblioteca Central Profº. Alpheu da Veiga Jardim, na Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Samambaia

 

Bibliotecas são locais mágicos, que representam um dos principais meios de expressão cultural, histórica e intelectual da sociedade. Além disso, são ótimos espaços de estudo, aprendizado e, claro, uma excelente fonte de conhecimento.

Este versátil ambiente é usado, primária e claramente, para leitura e estudo, mas há quem utilize também por lazer e até para tirar fotos. Para quem está com pouca grana ou querendo passar naquele concurso, estas são excelentes alternativas para estudar, consultar exemplares específicos e, ainda, ficar um tempinho em silêncio – todo mundo precisa disso né?

Você sabia que existem várias bibliotecas abertas ao público e, melhor, com acesso gratuito em Goiânia? Sim, aqui em Gyn tem esse serviço e chegou a hora de você conhecer alguns desses preciosos templos de conhecimento.

Confira abaixo doze bibliotecas públicas em Goiânia para aproveitar acervos completos e gratuitos:

 

1.     Biblioteca Marieta Telles Machado

A Biblioteca Marieta Telles Machado possui um acervo de 35 mil livros e gibiteca, para os amantes das páginas ilustradas. Os visitantes podem estudar no local ou alugar dois livros por semana, gratuitamente. O cuidado a se tomar é quanto ao atraso, se exceder o tempo de entrega é cobrada multa R$ 1,00 por dia.

Funcionamento: Das 8h às 20h, de segunda a sexta, e não abre aos finais de semana.

Localização: Praça Universitária - Setor Leste Universitário, Goiânia

Contato: (62) 3524-1786

 

2.     Biblioteca Municipal Cora Coralina

A Biblioteca Cora Coralina, conhecida também como Biblioteca de Campinas, está localizada no antigo Palace Hotel. Com arquitetura do início do século XIX, em Art Déco, o prédio é um dos mais antigos da capital e fazia parte, inclusive, da antiga cidade de Campinas.

Funcionamento: Das 7h30 às 21h e não abre aos finais de semana.

Localização: Av. 24 de Outubro, 120 - St. Campinas, Goiânia

Contato: (62) 3524-1975

 

3.     Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas

A Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas foi criada em junho de 1967, com seu nome em homenagem ao escritor Pio Vargas, que cedeu algumas de suas obras para a criação do museu, no mesmo ano. A biblioteca possui um acervo formado por obras da extinta Biblioteca Pública, com mais de 60 mil títulos. O espaço oferece sala exclusiva para crianças, decorada pelo desenhista e cartunista Jorge Braga. No local, qualquer pessoa pode pegar livros emprestados, mediante cadastro.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 21h, e das 8h às 17h aos sábados e domingos.

Localização: Centro Cultural Marietta Telles Machado - Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2

Contato:  (62) 3201-4618

 

4.     Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza

Com um acervo com mais de 20 mil títulos, a Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza é aberta para consulta de alunos e servidores da unidade e comunidade externa. No entanto, o empréstimo dos livros é livre apenas para alunos e servidores da instituição. A comunidade externa pode consultar os títulos apenas internamente. A biblioteca oferece acesso à internet Wi-Fi no espaço, por meio da rede para visitantes.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 22h.

Localização:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Rua 75, 46 - Centro, Goiânia

Contato: (62) 3227-2799

 

5.     Biblioteca SESC Campinas

A Biblioteca Sesc Campinas possui em acervo de mais de 12 mil exemplares, entre livros nacionais e estrangeiros. Também oferece computadores com acesso à internet e conexão Wi-Fi. Os empréstimos de livros são destinados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes. Cada pessoa pode pegar quatro livros e permanecer com eles pelo período de 14 dias. O visitante pode solicitar a renovação dos livros.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 19h.

Localização: Av. Rio Grande do Sul, 123 - St. Campinas, Goiânia

Contato: (62) 3522-6450

 

6.     Biblioteca do Campus V - PUC Goiás

A biblioteca setorial do Campus-V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) conta com um sistema internacional de classificação para as obras que compõem seu acervo, a Classificação Decimal Universal – CDU, cuja base é a codificação dos assuntos por meio de números, letras e sinais. O acervo é ordenado por assuntos. Nas laterais das estantes estão plaquetas com códigos que indicam as classes gerais  para auxiliar na orientação dos usuários.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h.

Localização: Av. Fued José Sebba, nº 1.184, Goiânia-GO.

Contato: (62) 3946-3057

 

7.     Biblioteca UEG Laranjeiras

A biblioteca do Câmpus Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) atende ao público acadêmico e a comunidade em geral, oferecendo ambiente para leitura, pesquisa e empréstimo de livros. Possui aproximadamente 6.550 exemplares de livros, 335 materiais audiovisuais entre CD’s e DVD’s, além de revistas, dicionários, jornais e bases de dados virtuais.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 07h30 às 12h e das 13h às 22h30.

Localização: Av. Prof. Alfredo de Castro S/N, Bairro: Chácara do Governador, Goiânia-GO.

Contato: (62) 3522-5617

 

8.     Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva

Destinada ao atendimento dos visitantes, a Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (UFG). A unidade dispõe de Seção de Referência, que é o local especializado para atendimento direto ao usuário e no auxílio às suas necessidades de informação e pesquisa. As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFG são todas destinadas à comunidade acadêmica da UFG, mas também atendem o público em geral para consultas ao acervo e estudo no local. 

Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h15 às 22h. 

Localização: Quinta Avenida,  QD. 42, s/nº, Setor Universitário, Goiânia

Contato: (62) 3209-6013

 

9.     Biblioteca Jornalista Isanulfo de Abreu Cordeiro

A biblioteca, que ainda não foi inaugurada oficialmente, integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer e conta com espaços dedicados aos públicos infantil, juvenil e adulto. O acervo já possui 18 mil exemplares.

Funcionamento: O Centro Cultural Oscar Niemeyer funciona das 9h às 22h, todos os dias da semana

Localização: GO-020 - Chácaras Alto da Glória, Goiânia

Contato: (62) 3201-4932

10.  Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A biblioteca da PUC possui mais de 140 mil volumes registrados no acervo e ainda coleções de materiais especiais, que somam mais de 5.000 volumes, entre mapas, teses, relatórios técnicos, discos, fitas, slides, partituras, folhetos, gravuras e obras raras.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados das 08 às 12h.

Localização: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário

Contato: (62) 3946-1111

 

11. Biblioteca Indústria do Conhecimento SESI / OVG

A biblioteca virtual da OEC Norte Ferroviário foi implantada pelo Sesi, dentro do programa Indústria do Conhecimento. Conta com dez computadores, televisão, mesas, cadeiras e outros móveis. Além da modalidade eletrônica, os usuários poderão utilizar também o acervo físico. Por meio do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Sesi dotou a biblioteca com mil livros de diversos autores nacionais e estrangeiros.

Funcionamento: De segunda à sexta, das7h30 às 17h.

Localização: R. 44, 630 - Setor Norte Ferroviário, Goiânia

Contato:  (62) 3201-9705

 

12. Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim

A Biblioteca Central foi criada em 24 de outubro de 1973, como resultado da fusão das 13 bibliotecas departamentais das unidades de ensino, passando então a funcionar no prédio da Faculdade de Direito, no Setor Universitário. No final da década de 80, um acordo entre a UFG e o Ministério da Educação possibilitou a construção de uma sede para a biblioteca no Campus Samambaia. O acervo da BC conta com mais de 200 mil volumes, acessíveis ao público em geral. As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFG são todas destinadas à comunidade acadêmica da UFG, mas também atendem o público em geral para consultas ao acervo e estudo no local. 

Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h15 às 22h. 

Localização: UFG - Campus Samambaia, Av. Esperança, s/n

Contato: (62) 3521-1151

 

13. Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo    

A biblioteca Braille é a única no Estado que oferece livros para deficientes visuais. O acervo conta 1.500 obras em braille e 500 em áudio, com obras digitalizadas para uso por meio de softwares de voz. Os títulos são lançamentos da literatura contemporânea, além de livros históricos. A biblioteca conta com sala de estudos e cabines individuais.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h.

Localização: Praça Cívica, s/nº (prédio da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira)

Contato: (62) 3201-4649

________________________________________________________________

Confira a biblioteca mais próxima da sua casa pelo mapa abaixo: