Entrelinhas / Edições

03/11/2016

Agora e para sempre e o amor adolescente

Crítica cinematográfica

Now is Good ou Agora e para sempre é um drama que teve pouca divulgação, mas que se tornou um dos mais recomendados e que ganhou visibilidade devido à bela mensagem que o autor conseguiu transmitir. Este filme tem uma história semelhante a outros filmes de grande sucesso como A culpa é das estrelas e Um amor para recordar. Ele é destinado a quem gosta de se acabar em lágrimas e que curte uma boa trama envolvendo casais jovens que vivem intensamente.

O filme foi baseado no livro Antes de morrer, de Jenny Downhame, e teve a direção de Ol Parker, que também dirigiu o filme Imagine Eu & Você. Agora e para sempre conta a história de Tessa Scott (Dakota Fanning) que sofre de leucemia linfática e está em estágio terminal. Ela procura organizar uma lista com tudo que já fez e que pretende fazer antes de morrer. Uma das coisas a fazer é perder a virgindade. Tessa conhece seu vizinho Adam (Jeremy Irvine) e eles começam um relacionamento. Para a jovem, ele parecia ser tudo o que faltava para sua vida ser completa.

O filme é de 2012, mas acredito que boa parte das pessoas acabou descobrindo ele depois de assistir qualquer filme mais atual relacionado ao câncer. Ao descobrir do que a narrativa trata temos receio de assistir, pois já imaginamos como será o final. Isso que é o que mais me incomoda em filmes deste formato, todas as histórias parecem ser iguais e só o que muda são os personagens e os cenários. No entanto, a mensagem que este filme deixa é completamente diferente de todos os outros e isto me chamou bastante atenção. O filme me prendeu e fez com que eu chegasse até o fim mesmo desconfiando de como tudo acabaria, pois mostrou que não importa qual é problema, sempre temos que viver todos os dias como se não houvesse amanhã.

O elenco foi incrível e soube passar para nós a essência daquele drama vivido pela menina Tessa e o quanto a doença afeta quem convive com ela. O pai de Tessa era superprotetor, já sua mãe não sabia como lidar com toda aquela situação. O namorado Adam procurava sempre ajudar a garota e a poupava de detalhes que a fizessem mal. O elenco foi escolhido maravilhosamente bem. Dakota fez uma atuação espetacular, Jeremy tem carisma e os atores que interpretam os pais de Tessa conseguiram me ganhar também em certos momentos.

O filme não se permite fugir do clichê de filmes adolescentes, mas acredito que todo roteiro foi feito para fazer com que em um determinado momento nós de fato nos deixássemos levar por aquela bela história. A narrativa traz algumas jogadas que tiram suspiros e choros de quem estivesse assistindo, por meio de poesia, humor, sensibilidade e também canções maravilhosas.

Posso dizer que o filme foi dosado da forma correta. Agora e para sempre com toda a certeza está na lista dos dez filmes que eu assisto repetidamente e declamo todas as falas. Ele tem um ótimo potencial para entrar na lista de muitos. Deixo minha recomendação para quem quiser ler, mas já aviso, só assista se você gosta realmente pretende se acabar em lágrimas e se curte uma boa trama adolescente.