Caderno 3 / Notícias

24/03/2017

"Meu sonho de criança era pintar uma tela", revela a artesã Jane Oliveira

Desde 1999, a artesã, escultora e artista plástica Jane Oliveira atua como produtora de cultura. Apesar de ter várias artistas na família, Jane via a arte em sua vida como uma meta inalcançável. De origem pobre, ela só teve a oportunidade de se dedicar à arte como gostaria depois que se casou, aos dezenove anos. “Meu sonho de criança era pintar uma tela”, ressalta a artista

Aos 36 anos, Jane revela que, apesar de ter demorado a se inserir profissionalmente no mercado da arte, os primeiros passos foram dados na infância. De acordo com a mãe da artista, ainda pequena, com três, quatro anos de idade, ela  colava papéis nas paredes de casa e afirmava pintar uma tela.

Jane destaca que sempre procurou estar por dentro do mundo artístico, mas que não encontrava essas informações na escola na qual estudava. “ A arte na escola, não passa de um desenho impresso”. Ela acredita que o governo deveria investir e incentivar mais as crianças e os adolescentes a desenvolverem a criatividade.

“Meu pai era o meu herói. Ele era apaixonado pelo meu trabalho. Era o primeiro a me incentivar e era também o meu primeiro crítico. Quando via algo que poderia ser criticado, já me alertava, porque não queria que eu ouvisse isso de outra pessoa”, relata Jane, emocionada. Ao ser questionada sobre o apoio da família, a artista não segura a emoção. Em meio a lágrimas, confessa que a tela que mais marcou a sua vida foi a que pintou para o pai. Mas, infelizmente, ele faleceu antes que ela pudesse entregar a obra.

Casada e mãe de dois filhos, Jane precisa se virar para conseguir cumprir todas as obrigações de esposa, mãe, dona de casa e artista plástica. Mas, é categórica ao afirmar que as pessoas sempre conseguem arrumar um tempo para o que realmente gostam de fazer. Ela ressalta que, com jeitinho, dá para conciliar todos os afazeres e fazer da melhor maneira possível.

Ao falar sobre os planos para o futuro, um sorriso toma conta do rosto da artista plástica. Jane é responsável pelo projeto Afeto, no qual ensina arte para pessoas da terceira idade. “Eu acredito que tudo o que a gente aprende de graça, a gente doa de graça. Sei que a minha arte, que meu talento é dom de Deus, é presente de Deus e eu amo poder compartilhar isso com os meus idosos. Apesar de não terem mais tanta coordenação motora, se esforçam e eu vejo o quanto isso os deixa felizes. O sorriso deles é a minha maior motivação”, explica ainda emocionada.

Outro projeto de Jane em parceria com outros artistas plásticos da cidade de Trindade é levar exposições de arte para as faculdades do Estado de Goiás. A Faculdade União de Goyases foi a primeira unidade de ensino superior a receber a exposição realizada pelos membros da Associação Cultuarte de Trindade.

 A artista plástica Jane Oliveira é paulista e trabalha atualmente com pintura em tela. É formada pelo Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França.