Caderno 3 / Edições

12/04/2017

Prática de jiu-jítsu pode proporcionar alívio de estresse

Diante da missão de realizar os compromissos diários como trabalhar, estudar e levar os filhos à escola, muitas pessoas sofrem com o esgotamento físico e emocional. Elas têm alterações de comportamento, ficam com o sistema imunológico prejudicado e são expostas ao risco de contrair várias doenças.

O jiu-jítsu é apontado como uma modalidade de esporte que oferece o poder de aprimorar o aspecto físico dos atletas e auxilia quem enfrenta problemas de estresse. Esta arte marcial gera a sensação de bem-estar e oferece qualidade de vida para seus praticantes.

Para quem deseja realizar os treinos de jiu-jítsu é importante receber as orientações de um profissional com objetivo de garantir a integridade física e aprender a executar as técnicas com eficiência. Para pessoas iniciantes neste tipo de esporte, o instrutor primeiramente vai ensinar as estratégias de alongamento do corpo para depois começar atuar em fases mais intensas. "É um esporte evolutivo, que exige a concentração do atleta. A linha de raciocínio dele vai comandar cada movimento corporal que promove grande satisfação de ego quando seu adversário é dominado", afirma o professor de jiu-jítsu Rodrigo França, 29 anos.

O sedentarismo é um fator que contribui para o aparecimento de muitas doenças no organismo humano, mas a prática de jiu-jítsu ajuda a desenvolver uma nova perspectiva de vida na qual o atleta começa a perceber os benefícios deste esporte, como ânimo físico, redução de excesso de peso, autoconfiança e alívio de ansiedade. “O esporte contribui para a redução de estresse porque no momento da atividade física ocorre no organismo a produção de serotonina, que é uma substância responsável por proporcionar bem-estar, mas é fundamental a pessoa se organizar psicologicamente evitando pensamentos que provoquem agitação”, afirma a psicóloga Melissa Sousa.

Por isso, não ter preocupações durante os exercícios ajuda o atleta a alcançar a sensação de tranquilidade. “Encontrei nesta arte marcial a possibilidade de me sentir feliz depois de uma jornada de trabalho estressante porque consigo momentos de serenidade por meio desta modalidade de esporte”, afirma o praticante de jiu-jítsu Fernando Martins, 26 anos. As atividades físicas ajudam as pessoas a ter um corpo saudável e são indispensáveis para permitir que elas tenham maior rendimento em suas obrigações cotidianas.