Caderno 3 / Edições

20/06/2022

DataSenado aponta queda do interesse geral por política entre eleitores brasileiros

O estudo Panorama Político 2022: opiniões sobre a sociedade e democracia, elaborado pelo Instituto DataSenado, com colaboração da Universidade de Brasília (UnB), aponta uma queda do interesse geral por política entre eleitores brasileiros. Já a Agência Senado, que publicou uma matéria sobre a pesquisa, informou que há 10 anos essa quantitativa do DataSenado indicava 63% dos brasileiros com interesse em política, percentual que caiu a 53%.

No caso dos mais jovens, esta é uma questão quase paradoxal. A estudante Beatriz Hilda, de 17 anos, por exemplo, não fez o titulo de eleitor porque se esqueceu e não teve acesso as informações sobre como fazê-lo. No entanto, ela acredita que todo voto pode fazer a diferença em uma eleição. “Toda pessoa deve ter o título de eleitor porque é um privilegio você poder ter seu direito de opinar sobre quem você deseja que possa mudar o país e desenvolver ele para melhor”, afirmou.

Em relação aos cargos políticos, Hilda disse que nunca quis procurar saber quais são as funções deles. Este é o reflexo de boa parte dos brasileiros no Panorama Político 2022, pois somada a falta de interesse geral sobre política, existe a falta de compreensão em relação ao sistema político.