Notícias

Você está pronto para as novas demandas do mercado?

Publicado em 15/01/2020

De acordo com relatório, nos EUA, as horas trabalhadas em tarefas físicas ou manuais terão uma redução de 14% até 2030. Movimento parecido acontece com tarefas que requerem habilidades cognitivas básicas. Ambas as habilidades são facilmente substituídas por automação já hoje em dia.

O que estará em alta são habilidades cognitivas avançadas, com crescimento de 8%, habilidades sociais e emocionais, com aumento de 24%, e, por fim competências tecnológicas, com alta de 73%. Conheça as principais habilidades do profissional do futuro:

Autogestão

Aqui entra o tema do autoconhecimento, que por mais que possa não te atrair, será uma das melhores habilidades do futuro para quem deseja ascender profissionalmente. Afinal, os estudos indicam que a maioria dos profissionais terá que ser expert em lidar com pessoas e como fazer isso sem saber lidar consigo mesmo?

Invista em treinamentos, especializações e psicoterapias que permitam que você conheça melhor suas emoções, desenvolva inteligência emocional e uma comunicação assertiva para criar relações saudáveis. Nesse ponto a empatia é a palavra da vez.

Pensamento estratégico

O que os profissionais de sucesso têm em comum? Visão. Mas não basta apenas enxergar e sonhar. Nada acontece sem um bom plano de ação e força de vontade suficiente para fazer acontecer.

O profissional do futuro deve aprimorar essa capacidade de enxergar além e atuar como um empreendedor, criando e sugerindo novas oportunidades de negócios, produtos, projetos e soluções às empresas.

Aprimore o conteúdo que você consome. Abra mão das redes sociais e invista o seu tempo em conteúdo que te façam pensar, questionar e te convidem à inovação.

Criatividade é tuuudo!

O medo de errar afasta qualquer possibilidade de criar algo novo. Os profissionais do futuro estão sendo convidados a se envolverem com os problemas e, inclusive, com os erros ao tentar solucioná-los. Não se frustre na primeira negativa, investigue e invista toda a sua atenção mais animada para encontrar uma solução criativa.

Busque cursos e workshops que desenvolvam essa habilidade, leia livros sobre o tema, consuma arte, cinema, teatro. Expanda seus sentidos. Só um corpo acordado por inteiro consegue se manter criativo.

Sendo assim, a curiosidade é quem irá ditar quem serão os profissionais de destaque de uma empresa. Devemos pensar que no futuro as máquinas serão os responsáveis pelas respostas, e nós precisaremos ser responsáveis pelas perguntas.

Pronto (a) para abraçar o mundo?

Os sistemas de comunicação online expandiram a capacidade das empresas de compor times com pessoas de vários lugares do mundo, tornando o inglês um requisito primordial, o espanhol como diferencial e o mandarim como um novo investimento, já que a China vem ganhando extrema importância no mercado.

Mas, além dos idiomas, é importante que você esteja preparado para lidar com diferentes culturas. Estude a cultura comportamental dos países de maior entrada na sua empresa e aprenda como acolher essas diversidades.

Foco no trabalho

O trabalho remoto é tendência e os profissionais devem investir no aprendizado de saber como lidar com tecnologias básicas como conferências e plataformas de gestão de projetos online, além de entender como funcionam os depositórios de arquivos em nuvem.

Mas, o principal desafio é como aprender a ser o próprio chefe e estabelecer prioridades, mantendo a constância de entregas. Invista em treinamentos que desenvolvam o seu foco, gerenciamento de tempo e seu comprometimento para não perder a oportunidade de ganhar essa liberdade tão almejada.

Fonte: Revista Exame