Notícias

Vantagens do employer branding

Publicado em 27/02/2020

*Pollyana Oliveira Guimarães

Uma empresa não se faz somente pelos bens fixos e tangíveis. Além desses, existe uma série de variáveis invisíveis que influenciam diretamente no sucesso da organização. Falamos aqui, de três ativos fundamentais neste processo: marca, imagem e reputação. Marca é o que você transmite sobre a sua empresa. Aquele ícone que é imediatamente relacionado a ela, como é o bumerangue da Nike, por exemplo. Imagem é a percepção que os stakeholders possuem da sua marca. Enquanto que a reputação é uma mistura das duas. Quando essa combinação dá certo e encontra uma imagem sólida e consolidada, não apenas em seu segmento, mas em outros também.

Quando falamos em reputação e marcas de sucesso, é comum que venha à mente, uma série de empresas conhecidas e queridas por 9 em cada 10 brasileiros. Agora, o que essas marcas fizeram para se tornarem as "queridinhas" do Brasil? Essa é uma pergunta que demanda certo tempo para a resposta. No entanto, posso começar exaltando alguns fatores de extrema importância para uma marca de sucesso: transparência, governança corporativa, respeito e dedicação. Quando uma organização é construída e consolidada nestes pilares, fica fácil entender porque são tão admiradas.

Uma marca que possui ótimas referências e é admirada pelos seus stakeholders, naturalmente é procurada também pelos melhores talentos. E agora, chegamos ao tema de hoje: como o Employer Branding pode trazer vantagens para a sua empresa?

O que é Employer Branding?

Employer Branding ou, em tradução literal "marca empregadora", consiste na imagem que uma empresa transmite aos seus futuros colaboradores. Nesse sentido, é a forma como os candidatos enxergam a empresa que desejam trabalhar. Dito isso, as empresas que possuem seu Employer Branding bem trabalhado, atrai os melhores colaboradores para o seu time. Atrair e reter os melhores talentos, que é um dos maiores desafios dos profissionais de recursos humanos, torna-se ainda mais assertivo e com custo muito menor.

Esqueça os processos seletivos caros, demorados e pouco eficazes. Ao utilizar o Employer Branding, você consegue atrair o perfil certo para a sua equipe e com profissionais apaixonados pelo que fazem. Isso acontece porque você não mais precisa ir atrás dos colaboradores-destaque. Eles vêm até você!

Como começar um programa de Employer Branding?

Dito isto, você deve estar se perguntando: como eu começo um programa de Employer Branding na minha empresa? Já adianto que não é uma tarefa simples. Contudo, após a sua realização com o desenvolvimento de pesquisas, engajamento de líderes e escuta sincera dos seus colaboradores, os resultados aparecerão e você vai se perguntar sobre o porquê de não ter feito isso antes. Agora, veja algumas dicas para implantar essa cultura em sua organização:

Estude as melhores práticas da sua empresa: pense no que a sua empresa oferece de melhor aos colaboradores. Esqueça os benefícios que todo mundo já oferece e busque diferenciais para disponibilizar aos seus funcionários. Vale ressaltar que os benefícios diferem de acordo com as gerações e aspirações de vida. Portanto, estabeleça também, o tipo de talento que você deseja atrair.

Ofereça possibilidades aos seus colaboradores: uma das grandes buscas dos profissionais, especialmente os millenials e geração Y, é a qualidade de vida. Traga para a sua empresa, boas práticas de gestão que inclui ambientes mais descontraídos, no dress-code, possibilidade de home office, horário flexível, benefícios optativos e diferenciados e outras vantagens atrativas. Escute os seus funcionários e promova mudanças em sua organização.

Crie uma melhor abordagem para as suas vagas: onde os profissionais que você deseja atrair estão? Busque a melhor forma de atrair esses profissionais com anúncios instigantes, relatos dos próprios colaboradores além de fotos, vídeos e cases que mostram como funciona o cotidiano da sua empresa. O linkedin corporativo é uma ótima ferramenta de atração.

Engaje os seus líderes: os níveis de presidência, diretoria e gerência precisam aderir ao programa de Employer Branding. Convoque-os para construir uma comunicação transparente, horizontal e cativante com os seus colaboradores. Eles precisam ser líderes acessíveis e admiráveis para que as pessoas se sintam felizes e inspiradas para contribuírem com a história da empresa.

Invista em uma marca forte para as suas lideranças: um líder inspirador é fundamental para conduzir uma marca empregadora de sucesso. Portanto, é fundamental investir em ferramentas que possibilitam o seu desenvolvimento como pessoa e como gestor. Consultorias especializadas em mentoring ou personal branding podem ser a solução neste caso e demonstram resultados visíveis e eficazes, tanto em curto quanto em longo prazo.

A importância da comunicação interna neste processo: antes de se mostrar como uma marca poderosa para o público externo, a construção de uma marca forte deve começar de dentro. Portanto, um bom trabalho de comunicação interna deve ser pautado em ética, transparência e escuta sincera dos seus colaboradores. Somente assim é possível melhorar os processos internos da sua empresa e desenvolvê-la para que ela se torne atrativa aos novos profissionais.

A melhor propaganda é um colaborador satisfeito: olha a quantidade de vezes que eu falei em ética e transparência. Não é à toa. Com o advento das mídias sociais e o aumento exponencial na transmissão de informações, muito dificilmente uma empresa que fala sobre o que não faz, cai no esquecimento. As pessoas comentam, transmitem as informações e, caso a empresa não esteja preparada para gerenciar essa crise, ou não seja transparente, ela pode sofrer danos irreparáveis à sua reputação.

Alguns portais já permitem a avaliação de experiências de trabalho em diferentes instituições. Uma das referências nesse quesito é o Love Mondays, que permite o cadastro e avaliação de empresas pelos próprios colaboradores. Na dúvida, nunca se esqueça dessa sentença: a melhor propaganda da sua empresa é um colaborador satisfeito. Nunca tire isso de vista.

Quais são as vantagens do Employer Branding?

Agora que você já sabe mais sobre o tema e como aplicá-lo na sua empresa, chegou a vez de entender as vantagens que ele traz para o seu negócio. Confira:

  • Atrai e retém os melhores talentos
  • Melhora o clima organizacional da sua empresa
  • Reduz os custos de contratação
  • Realiza processos mais certeiros de recrutamento e seleção
  • Reduz os altos custos trazidos pela rotatividade em sua organização
  • Mantém os colaboradores engajados em equipes de alto desempenho
  • Fortalece as relações de respeito e confiança entre os seus colaboradores
  • Melhora a sua imagem diante dos stakeholders
  • Melhora significante na produtividade

Veja o quanto um bom trabalho de Employer Branding traz vantagens para a sua empresa. A curto, médio e longo prazo, uma verdadeira relação de confiança entre os públicos de interesse. Isso encanta os colaboradores que já trabalham na sua empresa, atrai os melhores talentos para trabalhar, enche os olhos dos investidores e claro, transmite credibilidade aos seus clientes finais.

Percebe que pequenas ações contribuem bastante para a gestão dos "ativos invisíveis"? Então, vale a pena saber mais sobre o tema, estudar e implementá-lo nos seus processos empresariais. Assim, os vários públicos saem ganhando e relações positivas são construídas para fortalecer ainda mais a marca da sua empresa. Que tal começar agora?

Pollyana Oliveira Guimarães -  É Psicóloga. Palestrante e Estrategista em desenvolvimento de marcas pessoais, com foco em carreira e desenvolvimento de lideranças. Teve sua carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de serviços, transporte e varejo e atuou no desenvolvimento de mais de 900 líderes. Hoje está à frente da empresa Prospere Carreira, ajudando pessoas a potencializarem as suas marcas pessoais. Além disso, é professora no MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0 da UNIALFA. 

CLIQUE AQUI e fale com um dos nossos consultores!