Notícias

UNIALFA teve representantes na Intercom Centro-Oeste

Publicado em 19/06/2019

Programação do evento contou com a presença do coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Roberto Jimenes, em mesas temáticas de debates e do aluno Blender Barbosa, que apresentou trabalho durante a Expocom

Crédito: Vitor Costa (Baru - Agências Experimental de Comunicação)

Entre os dias 22 e 24 de maio, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promoveu a 21ª edição de seu congresso da Regional Centro-Oeste, em Goiânia, em parceria com a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) esteve representado no evento com a participação do coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Roberto Jimenes, em duas mesas de debates, e do aluno de Jornalismo Blender Barbosa na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Jimenes integrou a discussão das mesas sobre "Ensino de Comunicação - Grupos de pesquisa e tendências da produção acadêmica", na manhã de quinta-feira (23), e sobre "Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda, processos institucionais e desafios das novas atividades profissionais", na tarde do mesmo dia. Já o graduando Blender Barbosa, que cursa atualmente o 8º período de Jornalismo, apresentou o trabalho "Corações Yoguis", uma reportagem feita nos moldes de jornalismo literário sobre a prática da yoga.

"Utilizei recursos literários para compor uma escrita mais livre ao tentar captar ao máximo o ponto de vista de cada um, preservando a essência da prática em suas vidas", explicou o acadêmico. Após sua primeira participação na Expocom, Blender enfatizou a importância da atividade para reforçar o compromisso institucional do UNIALFA no fomento à pesquisa científica na instituição, mas também na construção do conhecimento de outros alunos.

"Essa participação em um evento como a Expocom colabora com o processo de pesquisa realizado pelos estudantes no UNIALFA, pois leva o nome da faculdade e contribuiu na construção da visão que a sociedade tem da instituição", destacou. Blender informou, ainda, que teve, recentemente, resumo aprovado para apresentação em outro evento: o artigo "As diferentes visões do espiritismo sobre pessoas índigo", no Fórum de Pesquisa Filosófica e Social sobre Espiritismo, que será realizado em junho no Instituto de Patologia Social e Saúde Pública (IPTSP) da UFG.

Mesas temáticas

As duas mesas temáticas que contaram com a participação de Jimenes foram realizadas no Cine UFG, no Campus Samambaia, onde se desenvolveu a maior parte da programação da Intercom Centro-Oeste. O coordenador fez um balanço positivo do evento e destacou a relevância da discussão sobre o currículo do curso de Publicidade e Propaganda. "O objetivo do evento foi chegar ao parecer final da Regional Centro-Oeste, para apresentar uma conclusão sobre a proposta de mudança na matriz curricular do curso, que será apresentada em evento na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Brasília no mês de outubro", afirmou.