Notícias

UNIALFA realiza webinar sobre Psicologia do Trânsito

Publicado em 19/05/2021

O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA, realiza no próximo dia 27/05, às 19h30, o webinar "A responsabilidade do Psicólogo do Trânsito". Ele será realizado de maneira remota e conta com a participação de psicólogos renomados.

O objetivo do evento é possibilitar maior conhecimento sobre o papel do Psicólogo de Trânsito no mercado de trabalho. A coordenadora de pós-graduação em Psicologia do Trânsito, Carmen Rizzotto, explica que este profissional pode garantir uma estrada mais segura. "O trânsito está em nossas mãos, é de nossa responsabilidade colocar um condutor na direção."Ela ressalta ainda a importância do Psicólogo de Trânsito na seleção de condutores de veículos através de testes com protocolos de qualidade.

A perita de Trânsito, Pauliene Magalhães será uma das palestrantes do evento. Para ela, a educação de trânsito ensina valores essenciais para a formação de caráter do cidadão. "É importante que esses assuntos sejam abordados durante a infância do indivíduo, pois a partir deles se entende como será seu convívio em sociedade, o que futuramente resultará numa estrada mais consciente." Pauliene enfatiza as várias possibilidades de atuação do psicólogo nesta área.  "Este evento é de total relevância, pois vamos levantar pontos essenciais para atuação do perito de trânsito."

Wadson Gama, presidente do Conselho Regional de Psicologia da 9ª região também participará do evento. Ele explica que neste período de pandemia da COVID-19, onde as pessoas estão mais angustiadas, é essencial haja acompanhamento psicológico para a emissão da carteira nacional da habilitação (CNH). "Os psicólogos devem estar atentos a esta nova realidade É necessário que eles entendam, compreendam e avaliem com ética todos esses pontos do examinando."

Ele reforça que parceria entre a UNIALFA e o Conselho Regional de Psicologia da 9ªregião é fundamental para a reflexão de práticas sobre a profissão."Vamos mostrar aos futuros peritos e graduandos em Psicologia que o Psicólogo de Trânsito vai além da testagem, que este profissional deve ser compreensivo com os cidadãos."

O webinar "A responsabilidade do Psicólogo do Trânsito" conta também, com a participação da doutora em Tecnologia Ambiental, Daniela de Oliveira e da especialista em gestão de pessoas, Tânia Dutra. Os interessados em participar do webinar, podem se inscrever através do site