Notícias

UNIALFA realiza mesa-redonda sobre ICMS

Publicado em 24/06/2019

Os reflexos da implantação do Bloco K e o risco fiscal serão discutidos por especialistas nesta quarta-feira, (26/06) a partir das 19h, no auditório da unidade Bueno do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). O evento aberto ao público tem por foco o esclarecimento de dúvidas e a sensibilização dos participantes quanto à importância da qualificação para uma boa gestão tributária.

O Bloco K é a parte do SPED Fiscal ICMS/IPI e constitui o livro de registro eletrônico que faz a gestão do controle de produção e estoque de uma empresa. O objetivo desse livro é documentar a movimentação interna do estabelecimento empresarial, bem como, registro específico de suas entradas, saídas e produções.

Todas as empresas fora do Simples Nacional e do MEI precisam entregar o Bloco K ao fisco. Muitas ainda não sabem o que realmente devem fazer, até mesmo porque os reflexos da implementação do Bloco K envolvem diversos desafios.

"Cooperação entre as áreas de Engenharia de Produto, Produção, Contábil e Tributária, busca pela exatidão dos dados de movimentação da NF-e e NFC-e referente às entradas e saídas para evitar o risco fiscal, a implantação de auditorias preventivas operacionais e a qualificação da equipe envolvida", são os desafios pontuados pelo professor do MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário da UNIALFA, João Arlindo Gusmão.

Bloco K

A discussão sobre o Bloco K e risco fiscal é contemporânea e necessária. Caso empresas enquadradas não transmitirem as informações para a Receita Federal poderão ser multadas ou ter suspensos os serviços de emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo.

As informações requeridas no Bloco K são quantitativo de produção, material consumido, produção em terceiros, movimentação interna de estoque que não esteja diretamente relacionada à produção, entre outros.

Mesa-redonda

No debate estarão quatro especialistas, dois integrantes do governo Estadual e outros dois consultores atuantes em empresas de vários segmentos. Todos eles são professores do MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário da UNIALFA: João Arlindo Gusmão, que é auditor fiscal do Estado de Goiás; Ricardo Borges de Rezende, superintendente da Contabilidade Geral da Secretaria de Economia de Goiás; Marciel Augusto Raimundo Lima, advogado tributarista e especialista em ICMS e o consultor tributarista Virgílio Neto de Barros.