Notícias

UNIALFA realiza IV Colóquio de Análise do Comportamento e Neurociências

Publicado em 18/11/2021

O curso de Psicologia da UNIALFA realiza no próximo sábado, 20, a partir das 13h, o IV Colóquio de Análise do Comportamento e Neurociência, com o apoio do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem e Cultura Organizacional e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFFRJ, da Clínica Larissa Martins Ferreira, do Laboratório de Psicologia Experimental, neociências e Comportamento (LPNeC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento visa debater assuntos relacionados a prática psicológica, além de aprimorar os conhecimentos científicos de alunos e profissionais da área. A coordenadora do curso de Psicologia e organizadora do evento, Hérica Landi, explica que desde a primeira edição o evento, tem o objetivo de apresentar de forma interdisciplinar as interfaces entre as neurociências e a análise do comportamento considerando aspectos teóricos e metodológicos dos modelos comportamentais e cognitivos, bem como as implicações desta relação para a prática profissional do psicólogo.

Larissa Martins Ferreira, neuropsicóloga e proprietária da Clínica Martins Ferreira será uma das palestrantes do evento. Ela reforça a importância do IV Colóquio de Análise do Comportamento e Neurociências para a expansão do conhecimento entre profissionais e estudantes de Psicologia. "É uma oportunidade de expandir nosso conhecimento, através do trabalho que realizamos de forma prática."

Para o professor de Psicologia da UNIALFA, Wivinny Ferreira Lima, o evento oportunizará aos graduandos em Psicologia, maior conhecimento sobre o tema, pois eles estarão em contato com profissionais que já atuam na área. 

Ele reforça ainda que esta é a chance dos estudantes escolherem seus orientadores. "É a oportunidade para os alunos conhecerem as produções acadêmicas de alguns professores, possibilitando sua escolha de orientador para o estágio final", completa.

O professor Wivinny debaterá sobre o comportamento "supersticioso".  Ele explica que este tema refere-se as vivências particulares e o comportamento das pessoas."É uma linha de pesquisa que começou com Skinner quando ele observou que coincidências temporais ocasionavam o aumento de certos comportamentos. Isso levanta várias questões sobre como podemos afirmar que há "causa" entre eventos, o que é algo que vou explorar na palestra de forma conceitual e experimental."

Confira aqui a programação completa:

13 às 14h: Abertura - Desafios da Psicologia na era das Neurociências - Palestrante: Dra. Rosa Maria Martins de Almeida. 

14 às 15:30h :Mesa redonda - Estudos pré-clínicos e clínicos em neurociências (LPNeC/UFRGS) 

*Palestrantes: Júlia Schneider Krimberg  

(Pesquisa Translacional: traduzindo questões humanas para modelos animais) 

   Johnatan Felipe Ferreira da Silva  

(Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental: bases biológicas dos transtornos de ansiedade)

 Lorrane Ribeiro de Souza  

(Neurobiologia da Aprendizagem e Memória: aplicações na psicoterapia)

         *Mediadora: Dra. Rosa Maria Martins de Almeida 

15:30 às 16h: Palestra "Comportamento ''supersticioso": um mistério insolúvel ou um desafio à contingência. 

16 às 17:30h: Mesa redonda -Intervenção multiprofissional clínica em crianças com o desenvolvimento atípico.  - Palestrantes: Larissa Martins Ferreira 

 Thayná Carvalho Luz Vieira 

 Letícia Mendes dos Santos 

 Jordana V. Ramos 

 17:30 às 18h: Palestra - Neurociência e Aprendizagem: como fazer a diferença na sala aula. - Palestrante: Luciana Araújo Carneiro 

Os interessados em participar podem acessar o site

Conheça o curso de Psicologia da UNIALFA