Notícias

UNIALFA realiza I Jornada Internacional de Educação

Publicado em 14/05/2021

O curso de Pedagogia e o Mestrado em Desenvolvimento Regional realizam a I Jornada Internacional de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O evento acontece nos dias 12 e 14 de junho, das 19h ás 22h e conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.

Com a contribuição de pesquisadores vindos do Chile, México, Estados Unidos, Moçambique e de várias regiões do Brasil, a jornada tem por objetivo debater temas atuais, referentes a educação, sustentabilidade e meio ambiente.

 Hérica Landi, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIALFA e uma das organizadoras do evento, explica que a jornada será uma oportunidade diferenciada para a formação dos alunos de graduação em Pedagogia e do Mestrado em Desenvolvimento Regional . Segundo ela, o evento permitirá reflexões contemporâneas de caráter teórico-prático que estão sendo desenvolvidas por profissionais de longa trajetória acadêmica e profissional não apenas no Brasil ,mas  também em outros países e que estão sintonizadas com demandas atuais da sociedade.

A jornada é motivo de expectativa para Patrícia de Queiroz, aluna do 7ª período de Pedagogia da UNIALFA. Ela diz que este evento será importante para aprender novos métodos, ter o conhecimento aprofundado sobre a profissão, além de novas perspectivas sobre temas relacionados a educação. "Este evento internacional será importante para compreender que as práticas pedagógicas podem variar de acordo com cada lugar."Já para a estudante de Pedagogia Isadora Linhares, a iniciativa da UNIALFA valoriza o pedagogo. "Essas atividades tiram essa visão engessada  da pedagogia somente na sala de aula."

A jornada também levanta pontos importantes da sustentabilidade e os impactos que as ações da educação podem trazer ao meio ambiente. Para o doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e organizador do evento, Nilon Leal Sander, este debate é importante para trazer luz aos estudantes de graduação e mestrado sobre o desenvolvimento regional e propor mudanças sobre a temática. "Vamos debater temas corriqueiros e é claro, mostrar que o poder que a educação tem em agir, pensar e fazer."Ele ressalta ainda que os pesquisadores ajudarão no processo de mudança, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável.

A coordenadora Hérica Landi, organizadora do evento, que também é membro do corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional afirma que a jornada será fundamental para pesquisadores, pois terá contato com linhas de pesquisas do mundo inteiro. "Trata-se de uma ação de internacionalização das atividades acadêmico-científicas desenvolvidas pelo Mestrado em Desenvolvimento Regional e de aproximação com pesquisadores vinculados a outros programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil e do mundo.  Tem  o objetivo de refletir criticamente aspectos interdisciplinares da interface entre Educação e Sustentabilidade alinhadas a uma perspectiva de Desenvolvimento Regional."

Os interessados em participar podem acessar o site e realizar a inscrição.