Notícias

UNIALFA promove a 5ª edição do CODECUP

Publicado em 14/05/2019

"O evento permitirá que os alunos de diferentes cursos e períodos possam interagir entre si com um objetivo em comum que é vencer a competição", afirma o coordenador de Engenharia da Computação e de Sistemas de Informação, Thales Takáo

Crédito: Priscyla Limonta (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

Será realizada, dia 18 de maio, no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), a 5ª edição do CodeCup. A maratona de programação começa às 9 horas e termina às 18 horas e será realizada nos laboratórios 12 C e 2 C da Unidade Perimetral. De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e de Sistemas de Informação, Thales Takáo, o objetivo da competição é promover entre os alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver o maior número de problemas sob pressão.

Ainda segundo Thales, o UNIALFA CODECUP é um evento interno do curso de Sistemas de Informação e é planejado nos moldes da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que existe desde o ano de 1996. Ele relata que a primeira edição do evento no centro universitário goiano foi realizada em novembro de 2015. Além disso, o coordenador afirma que o evento é destinado exclusivamente aos alunos de graduação das Engenharias e Sistemas de Informação.

De acordo com Thales, os estudantes são preparados por meio das disciplinas de Algoritmos e Linguagens de Programação dos cursos de Engenharias e de Algoritmos e Programação de Computadores da graduação de Sistemas de Informação. Para ele, a expectativa é que se tenha ao menos três equipes participantes, cada uma com até cinco alunos, para a categoria que envolve os que cursam as matérias, e mais três equipes de acadêmicos que já passaram por elas. "Esse evento permite que alunos de diferentes cursos e períodos possam interagir entre si com um objetivo em comum que é vencer a competição", afirma o coordenador.

COMPETIÇÃO

A competição é composta por duas fases: a primeira é um aquecimento com duração de três horas e sem pontuação; já a segunda é a resolução dos problemas, para a qual os alunos deverão utilizar somente linguagens específicas de programação - Java, Python, JavaScript, C ou C++. São apresentadas quinze questões para serem respondidas em quatro horas. Segundo o regulamento, as perguntas são divididas em três categorias, que representam níveis crescentes de dificuldade. A primeira vale 5 pontos, a segunda vale 10 pontos e a terceira vale 15.

Para desenvolver as atividades, cada equipe terá um computador oferecido pela organização do CodeCup disponível para uso. Os materiais de consulta são de responsabilidade dos times, como livros, manuais ou qualquer outro que seja impresso. É vedado o uso de qualquer material digital. O time vencedor será aquele que obtiver a maior quantidade de pontos nas quatro horas de competição. A premiação é uma medalha de ouro e prata para primeiro e segundo lugar, respectivamente. Todos os alunos ganham horas complementares.