Notícias

UNIALFA presente no EDIPEX

Publicado em 08/11/2019

"O programa da UNIALFA foi o único que respondeu ao nosso pedido de parceria para que a gente pudesse somar forças nessa luta por fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no Brasil - em termos acadêmicos e jurídicos".  (Fernanda Busanello)

Por Amanda Costa

O 2º Encontro de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (EDIPEX) promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) aconteceu essa semana, (04 e 5/11), em Goiânia. O evento contou com a parceria do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), pertencente do Grupo José Alves. O coordenador do programa Thiago Matsushita estava presente na abertura solene.

O EDIPEX envolveu diversos estudantes de graduação e pós-graduação em palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Foi um preparatório para o Encontro Regional da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (ERPED). O evento foi gratuito e além da parceria com a UNIALFA teve os programas de pós-graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDP) e em Direito Agrário (PPGDA) da UFG, o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito (CAXIM) da UFG e a Escola Superior de Advocacia da OAB de Goiás (ESA Goiás).

Segundo a coordenadora geral do evento, Fernanda Busanello, o encontro surgiu como uma mostra para consagrar o tripé ensino, pesquisa e extensão. Como ainda aproximar os discentes e docentes das instituição, bem como todos os juristas da região, para juntos pensarem sobre o que já se tem feito em termos de pesquisa e extensão, bem como os elos com a pós-graduação

Para Fernanda Busanello, o caminho não é da concorrência e não é da exclusão reciproca, mas o caminho é da colaboração, da participação e da política do ganho coletivo. Então, todos podem pensar e pesquisar os mesmos problemas com visões diferentes sobre o mundo. "Esse ano a gente sentiu a necessidade de ampliar esse público, até mesmo porque esse ensino, pesquisa e extensão não é uma questão só nossa da federal. É uma questão que perpassa todas as instituições de ensino superior", complementa.

"No caso o programa da UNIALFA foi o único que respondeu ao nosso pedido de parceria para que a gente pudesse somar forças nessa luta por fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no Brasil, em termos acadêmicos e jurídicos" enfatiza.  

A organização do EDIPEX espera que essa parceria seja frutífera. Até mesmo porque vivencia-se outro cenário no ensino superior brasileiro. "Pela primeira vez a Faculdade de Direito (UFG) não teve nenhum recurso da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás. Por isso, buscamos subsidiar o evento de outra forma. Queríamos tornar esse evento gratuito e de qualidade". E, conseguiram!