Notícias

UNIALFA participa de encontro do MOC em Harvard

Publicado em 19/12/2019

O programa Microeconomics of Competitiviness (MOC) pesquisa o tema de competitividade de organizações regionais do mundo inteiro. O coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional, Marcelo Ladvocat representou o Centro Universitário Alves Faria no evento que ocorreu na primeira semana de dezembro.

Por Amanda Costa

O mestrando em Desenvolvimento Regional da UNIALFA está, dessa forma, no limiar do conhecimento humano no que diz respeito à Competitividade e Estratégias de Negócios. Quando você entra na instituição, passa a acessar o que há de mais moderno em abordagens técnicas e científicas sobre as linhas de pesquisa do curso: "Políticas Públicas" e "Organizações, Aglomerações e Desenvolvimento Regional". Portanto, essa parceria com Harvard Business School (Boston-MA, USA) proporciona aos discentes novas abordagens e maneiras de se pensar esse mundo que muda em velocidade extraordinária.

"No dia 6/12, fomos para a Universidade de Harvard em Boston, nos Estados Unidos onde realizamos a nossa reunião do MOC. Fazemos isso há vários anos e esse último encontro foi especialmente importante. Firmamos os nossos acordos de apoio para o desenvolvimneto de um projeto de pesquisa que estabelecerá o Índice de Progresso Social - IPS dos municípios goianos. O IPS tem sido desenvolvido no mundo todo em nível nacional, mas nós faremos o primeiro em nível municipal aqui no Estado de Goiás", evidencia Marcelo Ladvocat.

Essa pesquisa terá o apoio do Governo de Goiás e da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Municiados com o IPS o governo passa a ter com precisão as informações para o desenvolvimento das Políticas Públicas de grande repercussão social, garantindo maior eficiência na aplicação dos recursos do Estado.

Programa MOC - Microeconomics of Competitiviness

"Estamos no limiar do conhecimento humano. Realmente exploramos novas maneiras de pensar os problemas, que há cinco anos atrás nem existiam na nossa tomada de decisão. Então é o que há de melhor em know-how e tecnologia do conhecimento", destaca Ladvocat.  

O MOC é liderado pelo professor Michael Porter na Harvard Business School (USA) e conta com a participação de professores e mestrandos da UNIALFA. Esse Grupo de Estudos de Competitividade tem participantes de 160 universidades do mundo inteiro.