Notícias

UNIALFA orienta sobre coronavírus

Publicado em 18/03/2020

Nesse período de pandemia é importante que toda a sociedade, em especial, a comunidade acadêmica tenha precauções e ajude também no combate ao coronavírus. O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA solicita aos acadêmicos que aproveitem esse período de quarentena para estudarem com afinco.

Por Amanda Costa

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente tão difundida pelos especialistas de saúde. Mais do que lavar as mãos com frequência ou passar álcool em gel é imprescindível fazer a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, cadernos, livros, maçanetas, corrimão para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e a sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas, toalhas, lenções, ente outros de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.