Notícias

UNIALFA na Campus Party

Publicado em 06/09/2019

"Criatividade e Engenharia" foi o tema da palestra ministrada pelo Thales Baliero, coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e de Software e Iúry Vinicius Colatto, coordenador do curso de Engenharia Mecânica. A participação deles aconteceu ontem à tarde, (05/09), no maior evento tecnológico do mundo. A Campus Party está sendo realizada no Shopping Passeio das Águas e segue até esse domingo, (08/09).   

Por Amanda Costa

O acesso à tecnologia está mais fácil e barato a cada dia que se passa, com isso a "experimentação" tornou-se parte da vida dos jovens no aprendizado, principalmente, naquilo que parecia ficção científica. Estudantes ao ingressarem nos cursos de Engenharias buscam aprenderem e dominarem ferramentas conceituais e tecnológicas para testarem suas ideias e criarem seus primeiros protótipos. Foi exatamente nessa perspectiva, que fluiu o bate-papo dos docentes da UNIALFA com ao público da Campus.

"Foi muito legal, inicialmente a gente fica nervoso e a gente é professor e a sensação aqui foi igual ao primeiro dia de aula. Foi extremamente importante pra gente, pois mostra que a UNIALFA está presente e que inova também, tanto é que trouxemos vários exemplos de trabalhos desenvolvidos", comentou Iúry Vinicius.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica disse ainda que o cotidiano do engenheiro é resolver problemas. Nem sempre ele terá todas as ferramentas necessárias, por isso muitas vezes é preciso fazer uso da criatividade e sair da zona de conforto. "Caso contrário ele vai ser um engenheiro quadrado", completou.

"Tivemos várias perguntas ao final. Inclusive alguns perguntando como iniciar o aprendizado e esse foi o intuito dessa palestra. É poder mostrar que qualquer um pode começar a estudar as coisas da engenharia sem necessariamente ter um conhecimento aprofundado" afirmou Thales Baliero.  

"A experiência é incrível! Tem internet aqui pra você jogar o tanto que você quiser. Mas, tem um monte de palestras que agregam demais para o nosso conhecimento. Acabei de assistir a palestra do Thales e do Iúry sobre robótica e engenharia. Apresentou um monte de ferramentas para gente começar" afirmou o acadêmico da UNIALFA, Raphael Ferreira Santos.

O estudante do 8º período do curso de Sistemas de Informação está indo cedinho para a Campus Party e saindo todos os dias tarde da noite. Ele se surpreendeu com a magnitude do evento, pois pensou que era algo para poucas pessoas e muitas com foco em sistematização de programas. Bem diferente do que ele presenciou. "Aqui está enorme. É um monte de atividades ao mesmo tempo. Fantástico!"

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS!