Notícias

UNIALFA faz análise do filme "Rogéria - Senhor Astolfo Pinto"

Publicado em 19/11/2021

O curso de Psicologia da UNIALFA promove no dia 4 de dezembro às 9h, mais uma edição do CinePsi. Durante o evento, será realizada a análise do filme "Rogéria - Senhor Astolfo Pinto".

Após a exibição do filme, acontecerá um debate com a psicóloga e professora da UNIALFA, Carolina Almeida, com Psicólogo e artista, José Arnaldo Pereira, além do Pós-Doutor em Comunicação Social e roteirista do "Rogéria - Senhor Astolfo Pinto",  Dostoiewski Champangnatte.

Na trama o diretor conta a vida e a trajetória artística de Rogéria a partir da dualidade entre artista e personagem. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares e Bibi Ferreira.

O roteirista do filme, Dostoiewski Champangnatte, será um dos debatedores e conta a importância de discutir sobre o filme dentro da psicologia. "Estamos falando de uma artista de grande renome para o Brasil, que influenciou gerações. A Rogéria é uma personagem vivida pelo Astolfo, ela nasceu Astolfo Barroso Pinto, então essa personagem e pessoa é muito interessante em termos da psicologia."

Já o psicólogo e artista, José Arnaldo Pereira, reforça a importância de associar artes, psicologia e cinema. "Filmes como Rogéria são possibilidades de legitimar subjetividades e corporeidades diversas. É reconhecer identidades e expressões de gênero em sua maioria direcionadas a margem, invisibilizadas e negligenciadas".

José Arnaldo ressalta ainda que o filme realizará um tributo a uma produção ampliada, atribuída de postura crítica, manifesto cultural e luta diária.

 De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia e organizadora do evento, Hérica Landi, trata-se de um projeto do curso de Psicologia cujo objetivo é discutir aspectos psicológicos a partir do dispositivo artístico do cinema oportunizando reflexões críticas a partir de diversas perspectivas teóricas e campos de atuação profissional em psicologia 

Os interessados em participar, podem acessar o site

 Conheça o curso de Psicologia da UNIALFA