Notícias

UNIALFA é primeiro lugar entre as particulares no CFC

Publicado em 20/12/2019

Os acadêmicos de Ciências Contábeis tiveram um resultado excelente no último exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. O Centro Universitário Alves Faria continua líder no índice de aprovação entre as instituições privadas de Goiás. O destaque é para o empate alcançado nesse mesmo resultado com a Universidade Federal de Goiás.

Por Amanda Costa

Para quem ainda não sabe o exame CFC é uma avaliação feita por bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil. O objetivo é comprovar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias para o exercício da Contabilidade. Esse exame foi criado em 2000 e derrubado em 2004, por uma liminar que questionava o fato da prova não ser uma exigência feita por lei federal e sim por uma resolução do CFC. Em, 2010, a lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe.

Essa avaliação ocorre duas vezes ao ano, sendo uma vez por semestre. Em Goiás, 1.141 candidatos participaram, destes, 29,62% foram aprovados. Os Estados que apresentaram os maiores índices de aprovação foram os de Santa Catarina e Minas Gerais, com 44,14% e 41,10%, respectivamente. A média nacional de aprovação foi de 33,64%.

"Nós tivemos 71 alunos fazendo a prova e 45 foram aprovados (63,38% de aprovação), enquanto a UFG teve 11 acadêmicos fazendo a prova e sete foram aprovados (63,64%). Se você olhar por número absoluto nós fomos a instituição que mais aprovou em Goiás", explica o coordenador de Ciências Contábeis da UNIALFA, Marcus Vinícius Rodrigues Lima.

Tanto o coordenador como os demais professores do curso ficaram extremamente orgulhosos. "O nossos professores são de alto nível, então esses professores realizam o trabalho efetivamente desenhado pela coordenação em sala de aula e os alunos é claro respondem a isso e respondem de uma forma positiva", afirma Marcus Vinícius.

Prova objetiva do CFC

O exame é composto por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada. Além disso, as questões são de múltipla escolha, constituídas de quatro opções (A, B, C e D). As questões cobradas dos candidatos ao cargo de Bacharel em Ciências Contábeis abrangeram os seguintes assuntos: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Teoria da Contabilidade, Auditória Contábil, Perícia Contábil, Matemática Financeira e Estatística, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e Língua Portuguesa Aplicada.

É considerado aprovado o examinado que acertar 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.