Notícias

Tem dificuldades básicas em matemática e português?

Publicado em 15/08/2019

Pesquisa do Todos pela Educação, com base nos dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aponta que o percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. Em matemática caiu de 9,8% para 9,1%.

Por Amanda Costa

Segundo os dados, o aprendizado de matemática dos estudantes do 3º ano do ensino médio caiu 0,7 ponto percentual (pp) no Brasil nos últimos 10 anos. Isso significa que boa parte dos alunos que entram no ensino superior têm dificuldades na resolução de questões matemáticas, no uso do raciocínio lógico e até mesmo na compreensão de textos.

Sobre a língua portuguesa o cenário é um pouco melhor, mas ainda insatisfatório. Em uma década, o índice de aprendizagem nesta área cresceu 4,6 pontos percentuais (pp) no país, em média. Isso significa que só 29,1% dos estudantes do último ano do ensino médio haviam aprendido o que se considera adequado para a idade - 70,9% apresentavam déficit de ensino.

A UNIALFA tem consciência dessa problemática por isso criou o Programa de Nivelamento. O intuito é, justamente, atender alunos ingressantes na instituição que demonstrem dificuldades em conteúdos básicos e necessários para a trajetória acadêmica. Esse ano, o curso também será aberto para toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Aluno da unidade da Perimetral.

As aulas são gratuitas e acontecerão aos sábados, cada uma com duração de duas horas. No total serão seis encontros. O curso começa dia 14 de setembro e segue até o dia 26 de outubro. Para os acadêmicos existe a vantagem de aproveitarem essas aulas como atividades complementares. Isso se o aluno tiver 75% de frequência.

SERVIÇO: Curso de Matemática e Português

Inscrições: até 30 de agosto;

Local: Central de Atendimento - unidade Perimetral da UNIALFA;

Início do curso: 14 de setembro;

Término: 26 de outubro;

Mais informações: (62) 3272-5130.

É de graça!