Notícias

Tecnologias aplicadas ao ensino é tema da Aula Magna

Publicado em 08/09/2020

"No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer". (Andrea Ramal)

Por Amanda Costa

Você já se perguntou qual o impacto da tecnologia na educação?

Se ainda não parou para refletir sobre o assunto, saiba que cada vez mais toda a comunidade acadêmica estará imersa em aparatos tecnológicos, que vão ampliar os "muros" da sala de aula. Até mesmo porque smartphones, internet, redes sociais, realidade aumentada, ambiente virtual de aprendizagem, games e aplicativos já estão presentes no cotidiano dos nossos estudantes.

Segundo o reitor do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA, Carlos Eduardo Trindade, estamos vivendo uma transformação. "O mundo ainda está tentando entender como serão as operações no cenário pós-pandemia. O único ponto que não se discute é que será diferente do que era. Com mais tecnologia em nosso dia a dia e com mais cuidados com a saúde individual e coletiva. Em todos os setores ... desde uma simples ida à feira ou ao cinema até uma viagem de férias, passando por setores como educação, esportes, lazer ... tudo vai ser diferente!", explica.

A palestra do reitor vai acontecer hoje a partir das 19h, por meio de plataforma online. Clique AQUI no horário previsto e compreenda todas as transformações que a UNIALFA irá passar. Participe, pois a sua presença é muito importante! De acordo com Trindade, o estudante enfrentará cenários de maior disponibilidade de conteúdos de aprendizagem. Isso com a tecnologia mais próxima do seu sensorial e cognitivo. Ou seja, o tempo de texto e vídeo em computador ou celular deverá ser trocado por experiências que estimulem e provoquem a interação e a vivencia de situações de aprendizagem.

"Será uma nova fase customizada por análises em tempo real de todas as interações do aluno com professores, mentores, moderadores e tutores. Um salto acelerado no mundo profissional ... a ponte escola-profissão estará muito mais curta", complementa.

Preparado para essa nova fase da UNIALFA? Imagine como a realidade aumentada e a realidade virtual podem auxiliar os estudantes de cursos de Engenharia, por exemplo. Para um engenheiro civil, ver um modelo tridimensional de seu projeto facilitará a identificação e eliminação de qualquer erro ou inadequação.

Essa evolução não para por aí! Em poucos anos, o exercício de todas as profissões será transformado pela popularização da inteligência artificial e da robótica.