Notícias

Ser docente é amar!

Publicado em 06/12/2019

"Ser docente é ser decente, presente, beneficente, producente. É mais que semear é entregar, sonhar, dedicar, abdicar. Enfim, é amar!" (Rômulo César Barbosa)  

Por Amanda Costa

A UNIALFA certificou os 24 docentes da instituição que finalizaram a pós-graduação em Docência Universitária. A cerimônia aconteceu na noite de hoje (6/12), no auditório D da unidade Perimetral. Na oportunidade estavam presentes o reitor Nelson de Carvalho Filho, a vice-reitora Fabine Evelin Romão Pimentel, a gerente de secretaria de Pós-graduação Márcia Correia da Silva e a gerente de Recursos Humanos, Zélia Cristina Santos Rodrigues.

A coordenadora da especialização em Docência Universitária, Sonilda Aparecida de Fátima Silva disse que teve um papel de mediadora, até mesmo porque todos os professores que fizeram o curso têm uma grande bagagem técnica nas áreas que atuam. "Só que eles precisavam construir novos saberes na parte da didática, no planejamento, em pensar em um recurso para uma aula... nós trabalhamos nesse processo de mediar os saberes didáticos pedagógicos", explica

A coordenadora falou poeticamente sobre o poder do rio ao ter que contornar obstáculos para seguir o seu fluxo natural. "Então, sejam como o rio e contorne todos os obstáculos que a vida lhes oferecer". 

O reitor da UNIALFA, Nelson de Carvalho Filho disse que a especialização que os docentes tinham acabado de concluir era só um começo. "O curso não encerra o que vocês precisam saber em termos de pedagogia e ensino em sala de aula. Isso certamente vocês devem ter aprendido com a professora Sonilda, mas agora vocês já sabem onde buscar e onde podem aprender e isso é muito importante".

Discurso emocionante

O professor do curso de Direito, Rômulo César Barbosa representou os colegas em um discurso emocionante. Ele falou de amor, de ensino, desafios e até parafraseou Cora Coralina reafirmando que também aprende quem ensina.

A pós-graduação em Docência Universitária dá aos docentes o suporte necessário como por exemplo: as metodologias ativas de ensino. Após conhecer todas as ferramentas, o professor Rômulo chegou à conclusão de que não tem como ser docente sem amar o que faz.

"Sem isso acho que não valeria a pena porque as dificuldades são muito grandes, os desafios são profundos e quando a gente cria esse amor a gente faz sem esperar nada em troca. E isso se torna bem valioso", conclui.

CONFIRA AS FOTOS!