Notícias

Saiba mais sobre Engenharia da Computação

Publicado em 13/12/2019

O profissional de Engenharia da Computação, além de projetar e construir computadores e periféricos, também trabalha no desenvolvimento de produtos de serviços de telecomunicações.

Por Amanda Costa

O engenheiro de computação projeta e constrói computadores, periféricos (equipamentos ou acessórios ligados à unidade central de processamento, a CPU, tais como mouse, teclado, câmera, cartão de memória) e sistemas computacionais. Ou seja, seu foco principal é o hardware. O bacharel desta área entende de placas e circuitos e pode criar sistemas digitais, computadorizados e robôs.

Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Em grandes empresas, gerencia e dá assistência a redes de computadores.

Na UNIALFA, o acadêmico de Engenharia da Computação terá professores doutores e mestres com habilidades técnica e pedagógica capazes de garantir uma formação de excelência. Além disso, o aluno contará com uma completa estrutura laboratorial, projetos práticos - tudo com foco em automação.

Após a formação, esse profissional poderá atuar em várias frentes. Confira:

Suporte: gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.

Marketing e vendas: planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Fabricação de hardware: projetar e construir computadores e periféricos.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos: criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.

Automação industrial e robótica: projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.

Fonte: Guia do Estudante