Notícias

Sabe o que é exterogestação?

Publicado em 26/08/2019

As acadêmicas Karla Fernandes e Sarah Dáleth do curso de Psicologia da UNIALFA realizam a oficina "Uma nova forma de cuidar do seu bebê". O projeto irá começar no dia 2 de setembro e segue até o dia 18 de outubro. Os encontros vão acontecer na unidade Bueno (segunda-feira) e na unidade Perimetral (sexta-feira), sempre das 18h até às 18h50. As atividades são gratuitas!

Por Amanda Costa

Formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas viralizada pelo pediatra Harvey Karp a teoria da exterogestação diz, basicamente, que a gravidez não dura apenas 9 meses e sim 12 - ainda que o último trimestre aconteça fora da barriga da mãe. A ideia é fazer uma transição lenta do bebê para a vida extra-uterina. E como isso acontece na prática? Os pais devem recriar ao máximo as sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero.  

O bebê não nasce condicionado aos hábitos dos adultos. No útero, ele recebe alimento constantemente pelo cordão umbilical, em livre oferta. Ao nascer, está programado para satisfazer a fome quando deseja e não de três em três horas, por exemplo. É importante que essa adaptação - e muitas outras pelas quais ele precisa passar - seja feita aos poucos.  

"O nosso objetivo é que todas as mães passem a usar esse método e também conscientizarmos as pessoas sobre os benefícios de curto e longo prazo que esse suporte pode dar", explica a acadêmica Karla Fernandes.

Exterogestação, na prática

Os especialistas recomendam o uso de carregadores, como o sling para que o recém-nascido se sinta bem próximo da mãe. Como ainda a reprodução de sons que lembrem os ruídos do organismo materno, como o barulho de um secador de cabelos ou um "shhhhhhh" nas voz dos pais ou cuidadores, são algumas das atitudes que ajudam o bebê a lembrar do útero e a sentir que está seguro.

Fonte: Revista Crescer