Notícias

Reflexos da quarentena nos estudos e suas mudanças

Publicado em 26/10/2020

Manter o foco nos estudos, durante o isolamento social, tem sido um desafio para muitas pessoas. Afinal, estudar na quarentena, em tempos de pandemia do coronavírus (Covid-19), pode ser um desafio. Nesse momento, a rotina de estudos necessita ser reformulada, já que, sem as aulas presenciais, os alunos precisam se adaptar à novas formas de estudos, que exigem disciplina e comprometimento.

Algumas atitudes se tornam mais eficazes quando o assunto é organização dos estudos. Desenvolver rotina, gerenciamento do tempo, uso de tecnologias, atenção à saúde e disciplina, podem ajudar os estudantes neste período.

É normal que muitos alunos relaxem durante esse período e, exatamente por isso, o foco se torna ainda mais fundamental.  A aulas remotas ou em plataformas interativas seguem um calendário. É importante que os alunos vejam o horário de aula como parte da rotina, e adquiram o hábito de tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e iniciar a rotina de estudos. O simples fato de seguir essa rotina, impulsiona os alunos para um melhor aprendizado.

É fato que nem todos possuem um espaço em casa que permite ter total privacidade. Sendo assim, é ideal que cada um procure o local mais organizado e tranquilo possível. Outro ponto importante, nesse momento, é pedir o apoio dos familiares ou pessoas com quem convivem, para que colaborem com o silêncio e os estudos tenham maior eficiência.

Estruturar uma quantidade diária de horas de estudos, aliando com uma boa noite de sono e descanso, também resultam no melhor aprendizado. Muitos alunos estão se adaptando bem e aproveitando os benefícios das aulas remotas. São muitas as facilidades como: estudar em qualquer lugar, rever o conteúdo quantas vezes quiser, fazendo anotações, além de trabalhar o gerenciamento do tempo, desenvolvimento da autodisciplina, concentração e organização.

 

Conheça o Núcleo de Apoio Pedagógico, clique aqui.